Por Sophie Yu e Brenda Goh

PEQUIM (Reuters) – A fabricante norte-americana de veículos elétricos Tesla vendeu 70.847 veículos fabricados na China em dezembro, o maior volume mensal desde que começou a produzir em Xangai em 2019, mostraram dados da Associação de Carros de Passeio da China (CPCA) nesta terça-feira.

As vendas totais de carros Tesla fabricados na China no ano passado subiram para, pelo menos, 473.078, de acordo com cálculos da Reuters com base nos dados da CPCA.

+Fluxo de capital para emergentes cresce em dezembro; China compensa fraqueza em outros países, diz IIF

Isso representa cerca de metade dos 936.000 veículos que a montadora entregou globalmente no ano passado. A fábrica da Tesla em Xangai, que começou a entregar veículos no final de 2019, fabrica sedãs elétricos Model 3 e utilitários esportivos Model Y para os mercados doméstico e internacional, incluindo Alemanha e Japão.

A montadora, que conseguiu superar os problemas da cadeia de suprimentos experimentados por rivais, disse durante a divulgação de resultados do terceiro trimestre em outubro que a produção anual potencial da fábrica de Xangai ultrapassou 450.000 veículos.

Tu Le, diretor administrativo da Sino Auto Insights em Pequim, disse que os números de dezembro mostraram que a marca continua forte e que também é operacionalmente “impressionante” na China, já que a fábrica de Xangai tem capacidade para fabricar cerca de 42.000 veículos por mês.

A CPCA disse que as vendas de automóveis de passageiros em dezembro na China totalizaram 2,14 milhões, queda de 7,7% em relação ao ano anterior.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0A0KD-BASEIMAGE