Giorgio Armani, que faleceu no dia 4 de setembro aos 91 anos, instruiu a venda de 15% da companhia para um grande grupo de moda, segundo o testamento divulgado nesta sexta-feira, 12.

O estilista italiano nomeou os grupos LVMH, EssilorLuxottica e L’Oreal como seus compradores preferenciais, de acordo com trechos do testamento publicados pela imprensa italiana. A venda deve acontecer entre 12 e 18 meses, após a leitura do testamento.

O novo acionista teria então a possibilidade de adquirir, em um prazo de até cinco anos, uma participação majoritária no grupo, que Armani construiu ao longo de cinco décadas e que se destacou por sua independência durante sua vida.

Fortuna de Armani

Armani deixou um legado para a moda mundial e também uma fortuna de US$ 12,1 bilhões, segundo o ranking de bilionários da revista Forbes. Ele ocupava a 234ª posição.

Porém, o índice de bilionários da Bloomberg aponta uma fortuna pessoal de mais de US$ 9,5 bilhões, cujo coração é a Giorgio Armani S.p.A, um grupo com 2,3 bilhões de euros em receita.

O estilista possuía 99,9% da companhia, com os 0,1% restantes detidos por uma fundação criada para gerir o grupo após a sua morte.

Além disso, há um portfólio imobiliário vasto, que vai de uma casa no centro de Milão, na Via Borgonuovo, à Villa Rosa, na área de Oltrepò Pavese, além de inúmeras outras residências ao redor do mundo, de Saint Moritz a Paris e Saint Tropez.

Entre seus bens há também obras de arte, o time de basquete Olimpia Milano e, finalmente, o histórico clube La Capannina, um dos lugares favoritos do estilista, comprado há poucos dias.

Logo da empresa italiana de moda Giorgio Armani em Zurique – Foto: REUTERS/Arnd Wiegmann (Crédito:REUTERS/Arnd Wiegmann)

+ Morre Giorgio Armani, ícone da moda mundial, aos 91 anos
+ Patrimônio bilionário e sem filhos: veja como será a sucessão do estilista Giorgio Armani

Armani não teve filhos

Armani não teve filhos, mas a expectativa é de que seu império seja herdado pelos três sobrinhos: Silvana e Roberta, filhas de seu falecido irmão Sergio; e Andrea Camerana, filho de sua irmã Rosanna. Todos fazem parte do conselho de administração, juntamente com seu braço direito de longa data, Leo Dell’Orco, chefe das linhas de moda masculina da casa de moda, e o empresário Federico Marchetti, fundador da Yoox.

O ativo mais importante, devido ao seu valor industrial, criativo e social – empregando mais de 10 mil pessoas – é obviamente a Giorgio Armani S.p.A., um grupo de artigos de moda e luxo com 12 fábricas e mais de 2,7 mil boutiques em 60 países.