14/06/2022 - 22:18
Com os números de covid-19 crescendo novamente no Brasil, muitos estão voltando a ter dúvidas sobre quais os procedimentos que devem ser adotados assim que tiver algum sintoma suspeito.
Com grande parte da população já vacinada com pelo menos duas doses, os sintomas devem ser mais brandos agora do que eram nas outras variantes, mas é preciso ficar alerta aos dias de sintomas e principalmente entre as diferenças entre os testes.
+Covid-19: Brasil registra 174 óbitos e 44,4 mil casos em 24 horas
Confira algumas dicas:
Quais os testes disponíveis?
Os testes que estão disponíveis não são todos iguais. Eles têm diferentes níveis de confiabilidade.
O teste com maior margem de acerto é o PT-PCR, que detecta o material genético do vírus. No entanto, ele é mais difícil de ser encontrado.
O mais popular pode ser encontrado nas farmácias ou até mesmo ser usado como autoteste é o antígeno. Apesar do resultado sair na hora, há uma chance maior de, principalmente nos primeiros dias de sintomas, apresentar falso negativo.
Após quantos dias de sintomas é aconselhável realizar o teste?
O número de dias de sintomas apresentados também podem alterar esses resultados.
No primeiro dia os especialistas aconselham fazer o teste PT-PCR para diminuir as chances de falso negativo.
Do segundo dia de sintomas em diante, a testagem com o antígeno já pode ser mais confiável. Apesar disso, se o resultado for negativo e você continuar sentindo os sintomas, repita o teste após 1 ou 2 dias.
Caso você tenha tido contato com alguém infectado, mas não esteja sentindo sintoma algum, o recomendável é fazer um teste PT-PCR após cinco dias.