Quem nunca se deparou, ao zapear pela tevê, com os programas televisivos que vendem produtos? O apresentador, geralmente de forma entusiasmada, descreve os pontos positivos do item anunciado e utiliza a seu favor depoimentos dos consumidores que atestam a eficácia daquilo que está sendo vendido. Essa prática tão comum em canais pagos e na madrugada da tevê aberta está agora chegando à internet. A japonesa Rakuten, dona do maior shopping online do mundo, vai produzir vídeos, explicando os produtos de pequenas e médias empresas à venda em seu site. “Pesquisas que fizemos mostraram que o brasileiro prefere imagens ao texto na hora de comprar uma mercadoria pela internet”, afirma Ricardo Ikeda, presidente da subsidiária brasileira.

 

104.jpg

Ricardo Ikeda: “O brasileiro prefere imagens ao texto na hora de comprar pela internet”

 

A estratégia da Rakuten é fazer com que todos os seus pequenos e médios lojistas tenham os vídeos de seus principais produtos e das experiências que eles podem proporcionar. Os produtos anunciados no formato vídeo serão definidos pelo desempenho de vendas no site. A meta da Rakuten é produzir mais de 100 vídeos até 25 de setembro, quando a nova versão de seu shopping online estreará com a novidade. A estratégia já está sendo testada por alguns clientes. Um deles é a Bruno Conte, marca de moda masculina do grupo Soueid. “Recebemos diversos comentários dos clientes pedindo novas produções, inclusive solicitando dicas de moda”, afirma Kamal Soueid, diretor-geral do grupo. Com a nova estratégia, a Rakuten quer aumentar sua fatia no mercado de comércio eletrônico brasileiro. 

 

Hoje, ela detém 5% desse mercado, segundo seus cálculos. O novo portal faz parte dos investimentos previstos até 2015, para dotar a empresa de musculatura para competir com a B2W, que controla os sites Submarino e Americanas.com, e a Nova Pontocom, que administra os sites da Casas Bahia e do Ponto Frio, ambos do grupo Pão de Açúcar. De acordo com a empresa, a meta é quadruplicar de tamanho até o fim do ano que vem, passando das 500 lojas atuais para duas mil. De porte ainda modesto, no Brasil, a Rakuten é uma gigante global, atrás apenas da Amazon e da Apple. Com um faturamento de US$ 4,6 bilhões em 2012, a companhia emprega 9,3 mil funcionários e está presente em 12 países. Seu dono é o bilionário japonês Hiroshi Mikitani, o quarto homem mais rico do Japão.

 

105.jpg