Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e não concluiu a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) ou não fez a atualização das informações nos últimos 48 meses precisa regularizar a situação cadastral no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do seu município.

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Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social, 305 mil pessoas ainda precisam completar o cadastro. Outras 517,5 mil estão com o cadastro desatualizado e precisam atualizar para não terem o benefício bloqueado. A atualização deve ser feita a cada dois anos.

“Os beneficiários não precisam esperar a notificação para se dirigirem ao Cras da sua região ou onde é feita a atualização do CadÚnico. Um balanço do Ministério do Desenvolvimento Social mostra que 73 mil pessoas atualizaram os dados no CadÚnico antes mesmo de serem notificadas”, explica Jorge Og Vasconcelos, coordenador-geral de serviços previdenciários e assistenciais do INSS.

Quem possui BPC e reside em municípios do Rio Grande do Sul que estão em situação de calamidade pública reconhecida, não precisa passar pelos processos de inscrição ou atualização no CadÚnico neste momento.

Como saber se preciso regularizar?

Para consultar se você precisa fazer a inscrição ou a atualização cadastral acesse o site ou aplicativo Meu INSS e, com o número do CPF, faça a pesquisa.

Fui bloqueado, e agora?

Os beneficiários que tiveram o pagamento bloqueado por falta de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) podem ligar para a Central de Atendimento 135, ou se dirigir ao Cras da sua região com os documentos pessoais. As ligações para o número 135 podem ser feitas de telefones fixo ou celular gratuitamente.

O que é o BPC e quem tem direito?

O BPC (Benefício de Prestação Continuada) garante um salário mínimo por mês ao idoso com mais de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade, mesmo que não tenha contribuído para a Previdência Social, e atenda os critérios de renda familiar, que é ter uma renda per capita de 1/4 do salário mínimo.

Caso tenha alguma dúvida, o INSS preparou uma cartilha sobre as revisões. Clique aqui para ler.

O INSS reforça que:

  • O cadastramento ou atualização de dados no CadÚnico é feito no Cras
  • Não é preciso ir ao INSS após a atualização do CadÚnico
  • Não está sendo feita a reavaliação da deficiência, somente a atualização do cadastro
  • O INSS não pedirá dados, nem biometria facial para os beneficiários do BPC
  • O INSS encaminhará a pessoa para comparecer ao Cras de sua cidade
  • Os documentos deverão ser apresentados no Cras e não a terceiros
  • O cruzamento de informações será realizado mensalmente pelo INSS, para apurar se o critério de renda do grupo familiar está sendo cumprido e acúmulo do benefício com outra renda
  • No site ou aplicativo Meu INSS é possível consultar se terá que fazer inscrição ou atualização no CadÚnico