A gigante da mídia social Meta lançou nesta segunda-feira, 27, publicações que são automaticamente arquivadas 24 horas após serem carregadas, chamadas de “posts fantasmas”, em seu aplicativo Threads, imitando um recurso popular disponível em suas outras plataformas.

O objetivo do recurso é aumentar o uso, expandindo as opções para os usuários compartilharem publicações no aplicativo, semelhante aos “stories” amplamente utilizados no Instagram e no Facebook, ambos também da Meta.

+ Eletrobras, BRF, CCR e mais: veja lista de empresas que mudaram de nome

Todas as respostas a publicações fantasmas serão enviadas para as caixas de entrada de mensagens dos usuários, não permitindo que outros usuários vejam quem curtiu e respondeu.

“Você pode compartilhar pensamentos não filtrados e novas ideias sem a pressão da permanência ou do polimento”, disse a Meta.

Os usuários podem criar esse tipo de publicação alternando o ícone de fantasma no menu de criação de publicações, e as publicações aparecerão como um balão de bate-papo pontilhado em cinza no feed para diferenciá-las das publicações normais.

O Threads foi lançado em 2023 como concorrente do X, de Elon Musk. Em agosto, o Threads tinha 400 milhões de usuários ativos.