O aplicativo de mídia TikTok está estudando novas formas de chegar até o usuário. A rede social, que possui mais de 1 bilhão de usuários ativos, pode lançar nos Estados Unidos, em breve, uma versão por assinatura e sem anúncios de sua plataforma. O preço seria de US$ 4,99.

Dessa maneira, segundo publicado pelo Android Authority, a versão paga cobriria apenas os anúncios veiculados diretamente pelo TikTok, excluindo as campanhas de marketing realizadas por influenciadores que utilizam o aplicativo.

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Ainda não há uma data definida para o lançamento da versão e tampouco para o início da cobrança, que seria mensal. Também não há informações sobre se o TikTok pretende exportar essa versão por assinatura a outros mercados como o Brasil.

A novidade, ainda de acordo com o Android Authority, pode revelar que o TikTok está em busca de novas formas de monetização e experiências para os usuários.

Atualmente, a rede social é amplamente impulsionada por anúncios. Além disso, o próprio TikTok possui mecanismos de compartilhamento de receita para criadores de conteúdo e um recurso de assinatura direta ao vivo que permite aos seus usuários a se inscrever diretamente em um criador.

Se confirmada, essa será a primeira vez que um aplicativo de mídia passará a cobrar diretamente por uma experiência do usuário sem os anúncios. Relatório recente da empresa de pesquisas Cowen mostrou que, mesmo entre anunciantes mais cautelosos ou conservadores, 60% elegem o TikTok como a plataforma preferida para vídeos curtos.

Já dados levantados pelo Standard Media Index mostraram que a ByteDance, controladora do TikTok, detém 11% dos gastos de grandes agências em mídias sociais, com empresas de grande porte como Pepsi, Amazon e Apple figurando entre os maiores investidores.

O X, antigo Twitter, já possui uma versão livre de anúncios, denominada como X Premium (antigo Twitter Blue). Porém, a assinatura oferece benefícios como o acesso à monetização pela plataforma.