O TikTok disponibilizou no Brasil o seu próprio canal de e-commerce a partir desta quinta-feira, 8. O “TikTok Shop” é operado dentro da própria plataforma, e leva aos vendedores a vantagem de poder oferecer seus produtos no mesmo aplicativo em que os usuários assistem vídeos em seus momentos de lazer.

+Bets superam tráfego online de WhatsApp, Instagram e TikTok e só perdem para Google

Quem possui uma conta no TikTok poderá comprar produtos anunciados em vídeos e transmissões ao vivo com apenas alguns cliques. Já as empresas e criadores poderão montar catálogos com seus produtos, exibidos em vídeo no perfil ou na aba “Pra Você”, que mostra conteúdos sugeridos aos usuários.

Em outra funcionalidade, criadores de conteúdo poderão recomendar produtos nas lojas e, caso a venda seja concluída a partir dos seus vídeos, receberão uma comissão pela venda. O TikTok não abre a comissão desta modalidade, chamada de “Programa de Afiliados”.

Para fortalecer sua estratégia de e-commerce no país, a empresa chinesa também oferece uma plataforma de aprendizado online sobre como começar a vender na plataforma. Este suporte ao vendedor pode ser acessado neste link.

Qual será o impacto do TikTok Shop?

Estimativas de um relatório do banco Santander apontam que o TikTok Shop pode movimentar R$ 39 bilhões no Brasil até 2028, valor equivalente a cerca de 5% e 9% do total do e-commerce brasileiro. Nos Estados Unidos, o crescimento de gastos dos clientes da Amazon desacelerou de 9% para 2% após a chegada do TikTok no país.

“A expectativa é de grande apelo para a comercialização, no TikTok Shop, de artigos dos segmentos de beleza, cuidados pessoais e saúde, moda e eletrônicos”, avalia Claudio Dias, CEO da Magis5, plataforma integradora de marketplaces.

O TikTok Shop já está disponível nos Estados Unidos, nas Filipinas, Indonésia, Malásia, México, Reino Unido, Singapura, Tailândia e Vietnã. No Brasil, a funcionalidade desembarca em um mercado com muitos concorrentes de peso, como o argentino Mercado Livre, as asiáticas Shopee e Temu e a estadunidense Amazon.