O presidente da Telecom Italia, Marco Patuano, reconheceu o cenário econômico desfavorável e a queda de receitas em alguns serviços tradicionais no Brasil. Apesar do quadro negativo, o executivo reafirmou a confiança no mercado nacional e na subsidiária TIM Brasil. Por isso, a companhia mantém planos para investir em transmissão de dados e nos serviços aos clientes pós-pagos.

“A TIM Brasil apresentou um desempenho resiliente, apesar dos desafios no País. O trimestre foi realmente desafiador no Brasil”, disse Patuano em teleconferência com analistas realizada nesta manhã.

Balanço apresentado pela controladora italiana mostra queda na receita e Ebitda no segundo trimestre. As receitas totais da companhia no Brasil diminuíram 5% na comparação anual, para R$ 3,78 bilhões no segundo trimestre.

Aos analistas, Patuano explicou que os números brasileiros refletem “o desafio macroeconômico” enfrentado pelo País e também a queda nas chamadas “receitas tradicionais”, como serviços de voz e mensagens de texto SMS. Segundo o executivo, essa categoria de serviços teve contração de 13,9% em um ano, com faturamento trimestral de R$ 1,95 bilhão.

Para tentar minimizar o impacto dessa perda de receita tradicional, a companhia italiana aposta fichas nos chamados “serviços inovadores”. Patuano citou que áreas como a transmissão de dados e fibra ótica “lutam contra a erosão dos serviços tradicionais”. Nessa categoria, houve aumento de 44% nas receitas, para R$ 1,15 bilhão no segundo trimestre.

Em meio a esse esforço contra a piora dos números da TIM Brasil, o executivo também destacou o bom desempenho do segmento pós-pago no País. No trimestre, foram adicionados 525 mil contratos desse tipo na carteira da operadora.

Patuano reafirmou que a TIM Brasil manterá os planos de investimento. No primeiro semestre do ano, o investimento total da companhia cresceu 27% na comparação com 2014, sendo que o montante destinado exclusivamente ao serviço 4G cresceu 112%. “Nossos investimentos na rede apoiarão nossa posição em transmissão de dados e darão mais atenção aos nossos clientes pós-pagos”, disse.