Para o presidente da Tim no Brasil, Luca Luciani, ser uma empresa focada na telefonia móvel, enquanto os principais concorrentes lutam para oferecer pacotes integrados de telefonia fixa, móvel e transmissão de dados, não é uma desvantagem. ?Se tivesse de escolher, ficaria somente com a móvel?, afirmou Luciani em teleconferência de apresentação dos resultados da companhia.

Empresas de telefonia fixa precisam se unir às operadoras de telefonia celular porque os consumidores estão migrando para a telefonia móvel, afirmou Luciani. ?As empresas de celular podem se aproveitar do crescimento do setor?, justifica.

A estratégia da Tim é manter o foco nos serviços de voz, incentivando a substituição das linhas fixas por linhas móveis, e oferecer serviços de transmissão de dados via celular. No mercado brasileiro, ela concorre com basicamente três grandes grupos: Oi, Telefónica (Vivo e Telefônica) e Telmex (Claro, Net e Embratel). Todos oferecem os chamados serviços convergentes.

Luciani diz que a Tim vai investir na infraestrutura de rede para melhorar os serviços de transmissão de dados, o que significa a instalação de redes de fibra ótica e redes de transmissão por radiofrequência. A previsão para este ano é de investimentos de R$ 2,5 bilhões.

O presidente da empresa também afirmou que espera, para julho de 2011, uma redução de 20% nos custos de interconexão, tarifa paga por determinada operadora para utilizar a rede de outra empresa. Com isso, o consumidor, principalmente da classe C, deve ser beneficiado com redução dos custos dos serviços.

A Tim obteve lucro líquido de R$ 101,4 milhões no segundo trimestre de 2010, ante lucro líquido de R$ 313 milhões no mesmo período do ano passado, considerando, em ambos os casos, a incorporação da Intelig, empresa de telefonia comprada pela Tim no ano passado. Sem a Intelig, a empresa obteve prejuízo de R$ 15,3 milhões no segundo trimestre de 2009.

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