19/01/2005 - 8:00
O que você pensa quando vê a marca Timberland? Muito provavelmente, a imagem que vem à cabeça é a de um tênis. Líder mundial no segmento de calçados outdoor, com 36% das vendas, a Timberland, no entanto, tem uma linha de produtos bem mais extensa, que nem todos os consumidores brasileiros conhecem: roupas esportivas, peças com alta tecnologia (tecidos que absorvem suor, por exemplo), óculos, relógios, mochilas. É esse conjunto de pessoas que a São Paulo Alpargatas, dona da licença da grife americana no Brasil, quer atingir. Para isso, a estratégia é simples: abrir lojas exclusivas.
A empresa já tem cinco butiques, todas em São Paulo. Na semana passada, abriu a sexta, no Shopping Pátio Higienópolis ? um investimento de R$ 2 milhões. Até o final do ano, inaugurará duas unidades no Rio de Janeiro. No ano que vem, o foco se volta para Belo Horizonte e Salvador. A partir daí, o plano de expanção talvez contemple o lançamento de franquias. ?Estamos em negociação com a Alpargantas. Mas a coisa ainda está muito incipiente?, disse Tony Keen, diretor de desenvolvimento da Timberland internacional.
O plano, segundo o diretor presidente da São Paulo Alpargatas, Marcio Utsch, não bate de frente com as 1200 lojas multimarcas que vendem os tênis Timberland e são responsáveis pela comercialização de 80% dos produtos da grife. ?As lojas próprias funcionam para expor produtos que os pontos de venda multimarcas não têm?, diz o executivo. São mais de 90 itens de confecção, 20 tipos de acessórios, além dos 190 modelos de calçados. Mais da metade dessas mercadorias é fabricada pela Alpargatas. Apenas uma pequena parte é importada.
A companhia não revela o quanto está investindo para promoção da Timberland, e nem quais são suas expectativas de mercado. Mas Utsch diz que boa parte dos R$ 110 milhões que a empresa está direcionando para obter ganhos de produtividade irão para a marca. E ele tem motivos para isso. Primeiro, porque o retorno parece ser promissor, já que a Timberland vêm aumentando suas vendas em média 58% ao ano desde 1996. ?O Brasil é o país onde a grife mais cresce?, afirma o diretor presidente. O segundo motivo é pessoal. Utsch é fã de caminhadas e trilhas. Corre pelo menos uma hora todos os dias. Nos finais de semana, costuma ir a Brotas, no interior de São Paulo, Serra da Bocaina, Mauá e outras cidades onde o forte é a prática de esportes de aventura. ?Sou um aficionado por caminhadas e natureza e pela própria Timberland?, diz.
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R$ 110 milhões é o que a Alpargatas investe em ganho de produtividade. Boa parte disso irá para a Timberland |