25/04/2023 - 11:34
(Reuters) – Uma comunidade ucraniana no sul do Brasil decidiu transformar seu time de futebol local no FC Mariupol, um clube dissolvido após a invasão russa da Ucrânia, em uma demonstração de solidariedade com o país devastado pela guerra.
O AA Batel, time da região de Prudentópolis, no Paraná, disse na segunda-feira que receberá uniforme, escudo e logomarca do Mariupol um ano depois que as instalações e o estádio do clube foram destruídos na invasão que Moscou chama de operação militar especial.
“O clube (Mariupol) representa a identidade da nossa comunidade, e nossa comunidade é formada em mais de 70% de ucranianos e descendentes de ucranianos”, disse o presidente do AA Batel, Alex Lopes.
“A Ucrânia sempre apoiou incrivelmente o talento futebolístico do Brasil e se tornou porta de entrada para os brasileiros no mercado europeu. Isto é o mínimo que poderíamos fazer para ajudar a manter o clube vivo e dar esperança aos ucranianos ao redor do mundo”, acrescentou.
O vice-presidente do Mariupol, Andriy Sanin, acrescentou: “Estamos muito gratos por esta calorosa recepção do AA Batel.”
“A guerra tem sido devastadora para nossa cidade, mas ter esse time de futebol do outro lado do mundo se oferecendo para manter nosso nome vivo durante esse período sombrio de nossa história – é impossível expressar o quanto isso significa para nós.”
O Mariupol, clube da Premier League ucraniana, fundado em 1992, competiu nas etapas de qualificação para a Copa da Uefa e sua substituta Liga Europa, mais recentemente na temporada 2019-2020.
(Reportagem de Janina Nuno Rios na Cidade do México)