O grupo gaúcho de alimentação Josapar é popularmente conhecido pelo arroz Tio João. Com um faturamento de R$ 498,4 milhões até setembro de 2010, a empresa fundada pelo patriarca Joaquim Oliveira acaba de acrescentar mais um tijolo em seus negócios. 

 

A Josapar vai construir um shopping center de 36 mil metros quadrados, que receberá investimentos de R$ 145 milhões, em Pelotas, onde está localizada sua sede. 

 

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Com previsão de ser inaugurado em 2012, o shopping terá como âncoras as varejistas Riachuelo e Americanas. O projeto é da Real Empreendimentos Imobiliários, da qual a Josapar detém 54%, em parceria com a LGR, especializada nesse ramo. 

 

A Real, que já detém participação em outros três pequenos empreendimentos nas cidades de Santa Maria e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, surgiu para explorar o aluguel de imóveis da rede de supermercados Real que pertenciam ao Josapar. 

 

Ao vender a rede Real ao grupo português Sonae, em 1997, que depois a repassou à americana Walmart, a Josapar manteve a propriedade das lojas.  

 

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“A ideia é fortalecer as apostas nesse negócio”, diz Luis Eduardo Santos, diretor da Real. “Temos mais quatro terrenos em regiões do País que ainda não contam com shopping centers.” 

 

O novo shopping é o único em um raio de 200 quilômetros de Pelotas e atenderá uma população de 500 mil habitantes, diz Dorival Regini, presidente da LGR. 

 

Os empreendimentos mais próximos estão em Porto Alegre, onde há 14 centros comerciais controlados por empresas tradicionais do ramo, como Iguatemi e Multiplan.

 

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Mas o que leva uma empresa de alimentos a colocar o pé em um ramo tão diferente do seu? Basta olhar para os números do setor. Em 2010, os shoppings faturaram R$ 87 bilhões, 17% mais do que no ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). 

 

“Os empreendedores estão altamente capitalizados por conta da economia aquecida e descobriram um mercado carente e com grande potencial”, diz Luiz Fernando Veiga, presidente da Abrasce. 

 

Com o lançamento de 16 shoppings em 2010, o País conta com 408 unidades. A previsão é de que 25 novos empreendimentos serão inaugurados. Deles, 16 serão construídos fora das capitais de Estados.