A Estácio reportou crescimento no valor médio recebido das mensalidades de seus cursos no quarto trimestre de 2016, de 9,3% no ensino presencial e de 24,1% no ensino a distância (EAD) na comparação com igual trimestre do ano anterior.

A companhia afirmou que o tíquete médio do ensino presencial cresceu como resultado de um processo de mudança na estratégia comercial. A Estácio destacou, principalmente, a redução de “práticas agressivas de isenções e bolsas”.

Com o aumento, o tíquete médio na modalidade presencial chegou a R$ 673 entre outubro e dezembro do ano passado ante R$ 616 nos mesmos meses de 2015.

Considerando-se apenas os estudantes de graduação presencial, o aumento do tíquete foi de 7%, chegando a R$ 700 no quarto trimestre. O ajuste mais significativo ocorreu na pós-graduação, onde houve crescimento de 29,5% no tíquete médio, o que a companhia creditou a “aumento do preço para novos alunos e redução gradativa de bolsas e descontos concedidos”.

Já no ensino a distância, o tíquete médio chegou a R$ 224,1 nos três meses finais de 2016 ante R$ 180,6 no mesmo período de 2015. Segundo a Estácio, o resultado é reflexo de mudanças no relacionamento com parceiros responsáveis pela gestão dos polos, que são os pontos de apoio presencial aos estudantes de EAD.

Evasão

A Estácio ainda reportou melhora nos indicadores de evasão no trimestre. Na graduação presencial, foram 22,1 mil alunos que deixaram de renovar suas matrículas no último trimestre de 2016, número que representa em torno de 6,3% da base total de estudantes que poderiam continuar os estudos. No mesmo período de 2015, esse porcentual era de aproximadamente 10%, uma redução de 3,8 pontos porcentuais na comparação anual.

Com a queda na evasão, a base de alunos da Estácio na graduação presencial cresceu na comparação com igual período do ano anterior. Ao final de dezembro, eram 329,4 mil estudantes, alta de 3,4% ante 2015.

A evasão também caiu no ensino a distância, ficando em 11% da base de alunos que poderiam renovar as matrículas, uma melhora de 3,7 pontos porcentuais ante igual período de 2015. Ainda assim, a Estácio encerrou o ano com 106,9 mil alunos no EAD, recuo de 2,2% ante 2015.