O Tribunal Superior Eleitoral aguardava os dados do IBGE para revisar o número de cadeiras a que os Estados terão direito na Câmara dos Deputados na próxima eleição. Oito Estados poderão ter as bancadas reduzidas, pois a população local ficou menor, em termos relativos, em proporção ao total de brasileiros. Sete outras, por outro lado, serão aumentadas. O Rio de Janeiro, pode perder duas cadeiras, e ficar com 44. O Pará passa de 17 para 20. São Paulo fica como está, com 70.

 

40.jpg

 

 

Trabalho


Show de estrangeiros

 

Não só engenheiros engrossaram a lista de trabalhadores estrangeiros no Brasil. O Ministério do Trabalho registrou alta de 28% nos pedidos de visto para artistas e suas equipes em 2010. Shows como os de Beyoncé colaboraram para o aumento de 30,5% na concessão de autorizações de trabalho a estrangeiros, que subiu para 56.006.

 

37.jpg

 

 

Cena do Planalto


Aprendiz de Lula

 

Em sua primeira viagem ao Nordeste, a presidente Dilma Rousseff mostrou-se boa aluna do ex-presidente Lula. Distribuiu sorrisos e cumprimentos para os sanfoneiros antes da reunião com governadores da região. E fez um discurso sob medida ao anunciar a criação da Secretaria Nacional de Irrigação e do Ministério da Micro e Pequena Empresa.

 

39.jpg

 

 

Previdência


Fundo perdido

 

O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, pediu ajuda à equipe econômica para reduzir a dívida ativa do INSS. Ele mostrou que, nos últimos anos, a Receita Federal conseguiu recuperar apenas R$ 1,1 bilhão dos R$ 185 bilhões em débitos inscritos, ou 0,62% do total. E sugeriu mudanças na legislação, que hoje protege o devedor.

 

38.jpg

 

 

Conta de luz


Haja imposto

 

O Instituto Acende Brasil, de estudos de energia, enviou carta a governadores de 14 Es- tados, onde o ICMS da conta de luz está acima da média nacional de 20,8%. A entidade propõe redução para 12,8% até 2020 pois com o aumento do consumo pelo crescimento da economia, os Estados manteriam a arrecadação atual.

 

42.jpg

 

 

FAO


Cabo eleitoral

 

A ministra da Pesca, Ideli Salvatti, está empenhada na campanha de José Graziano para a direção-geral da FAO, agência da ONU para agricultura e alimentação. Gra-ziano, responsável pelo Fome Zero no início do governo Lula, foi diretor do órgão para a América Latina. “O Brasil é um emergente que não virou as costas para países em desenvolvimento”, diz Ideli.

 

36.jpg

 

 

Notas

 

Com o fim da exclusividade nos contratos de crédito consignado, decretada pelo Banco Central, o Banco do Brasil enfrentará uma guerra judicial para manter  sua primazia. Bancos médios e entidades sindicais moveram ações para acabar com o monopólio do BB em dez Estados. O BB defende que a regra valha apenas para novos contratos.

 

A concessionária Caltabiano, revendedora Volvo, encontrou um nicho para atuar na capital: a venda de carros para diplomatas. Isentos de impostos, eles têm descontos de até 50%. Brasília abriga 880 diplomatas. A promoção ajudou a vender 15 veículos no ano passado para esse público e a meta agora é triplicar.

 

Com Guilherme Queiroz e Rodolfo Borges