Uma ação para promover a série da Netflix Senna, que conta a vida do piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna, foi retirada do metrô de São Paulo após um tumulto ocorrido em uma estação ter sido relacionado à instalação publicitária.

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No túnel que liga as estações Consolação (linha 2-verde) e Paulista (linha 4-amarela) foram instalados cartazes promocionais da série – uma campanha comum no metrô -, luzes que simulam o semáforo de largada da Fórmula 1 e som do motor do carro de corrida. A ação, considerada uma experiência imersiva, também instalou luzes vermelhas no local, que remetem à cor do carro e do macacão do piloto.

Segundo relato de @eucarocarolina no TikTok, o ruído alto combinado às luzes vermelhas em um espaço confinado e com alta circulação de pessoas teria assustados passageiros, que começaram a correr após alguém gritar “tiro” no local.

“Gritaram lá em cima nas escadas rolantes que era pra correr. Por conta do barulho alguém se assustou, e você soma as luzes vermelhas, que já são pra chamar a atenção, alguém gritando que é pra correr. Todo mundo no túnel e o que aconteceu? Sim, todo mundo começou a correr, pessoas caindo, eu cai, me pisotearam, foi horrível”, relata ela.

@eucarocarolina 🚨 Netflix, desative essa experiência sensorial horrível do metrô de São Paulo!🚨#marketing #netflix #senna #sennasempre #metro #metrô @Netflix @Metrô de São Paulo ♬ som original – eucarocarolina

O Metrô SP confirmou que houve um tumulto na área de baldeação entre as linhas, mas não cita a relação com a promoção imersiva da série. Segundo o Metrô, um casal de idosos tropeça e cai na esteira rolante que tem na passagem, em seguida, alguém grita “tiro!”, e esse teria sido o início da confusão.

“Na manhã da quarta-feira (27) um casal de idosos caiu na esteira de transferência que liga a Linha 4-Amarela à Linha 2-Verde. Um outro passageiro que vinha logo atrás gritou “tiro!” e gerou um princípio de tumulto. O casal foi atendido por funcionários da ViaQuatro. A esteira rolante funcionou normalmente, atendendo normalmente aos passageiros”, diz a íntegra da nota do Metrô SP. A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação da Linha4-Amarela.

A ação publicitária foi retirada do local na sexta-feira, 29, por decisão da Netflix, segundo fontes. O site IstoÉ Dinheiro procurou a Netflix para um posicionamento e saber se a suspensão da campanha foi motivada pelo ocorrido e aguarda retorno. O texto será atualizado assim que houver uma resposta.

O perfil SPsobretrilhos compartilhou um vídeo do momento da confusão:

Nas redes, muitas pessoas criticaram o fato de ter uma ação sensorial em um espaço confinado.

“O metrô é um espaço funcional, onde as pessoas estão focadas em tarefas práticas, como se locomover e entender as sinalizações. Adicionar mais estímulos, como ações imersivas, só cria distração e risco, especialmente em um ambiente já tão movimentado…”, comentou o profissional de comunicação Phillipe Xavier no Linkedin.

Ainda no LinkedIn, Marco Moreira escreve em comentário sobre o fato: “um lugar onde tem escadas rolantes e não rolantes, vão onde passa o metrô, porta do metrô abrindo e fechando, um monte de sinalização ÚTIL para pessoas fazerem o que precisa ser feito (se orientar, se locomover), etc, não deveria ter tantos tipos de distração. Por isso eu não acho que o Metrô seja um ambiente adequado para alguns tipos de ação imersiva quanto essa, que pode confundir, distrair, assustar quando as pessoas estão prestando atenção em elementos como os que comentei acima.”

Outro comentário, de Jefferson Belliero, relata: “Eu passo aí todo o dia. O barulho de contagem regressiva e a aceleração do carro era absurdamente alta, senti até um alívio quando passei hoje neste trecho e vi que tinham tirado essa ação.”.

Assim como Belliero, Tábata Ribeiro também destaca o alto barulho: “Eu também me assustei com o barulho. Estava indo trabalhar por volta das 8h e surgiu do nada o barulho e as luzes. Gente real, muito ruim! Tantas coisas para fazer como ação de marketing e me coloca um barulho com luzes vermelhas o tempo todo?”

Mas algumas pessoas não viram problemas na campanha. Uma usuária publicou um vídeo no TikTok comentando sobre a ação no dia seguinte à instalação, feita em 17 de novembro.

@grazirooots “Quem passou pelo túnel da estação Consolação em São Paulo se deparou com essa ativação incrível do documentário do Senna na Netflix! 🏁✨ Uma homenagem emocionante ao nosso eterno ídolo da Fórmula 1. Já conferiu? 🚦💨 #SennaNaNetflix #MarketingDeExperiência #F1 ♬ som original – grazirooots