Ser campeão inglês não é apenas um bom negócio dentro de campo, mas também uma oportunidade econômica para todas as cidades inglesas que não se chamam Londres. Um estudo realizado pelo Think Thank Centre for Economics and Business Research (CEBR) mostrou que uma eventual vitória de Liverpool ou Manchester City – atuais primeiro e segundo colocados do campeonato – pode significar um aumento de até 1,1% no PIB de seus cidades.

Com a perspectiva de título, o orgão calcula que as economias das cidades de Manchester e Liverpool – separadas por pouco mais de 50 quilômetros – ganhariam bônus advindos do comércio de materiais ligados ao futebol, além de torcedores e turistas visitando a cidade para assistir aos jogos. Mesmo que torcedores não frequentem estádios, tem a tendência de ir a pubs e restaurantes para ver as partidas, aumentando gastos em estabelecimentos locais.

Segundo os cálculos, o título do Liverpool (que não vem há 29 anos) renderia a cidade £ 133 milhões, enquanto um bi-campeonato da Premier League pelo time de Pep Guardiola renderia a cidade de Manchester £220 milhões. A diferença entre os números é explicada pelo tamanho da economia das duas cidades, assim como a capacidade do estádio do City, o Etihad Stadium, maior que o centenário Anfield Road.

O CEBR destaca que o efeito do título é semelhante ao que acontece em países que atingem fases da avançadas na Copa do Mundo, como na Inglaterra em 2018.

Para elaborar a teoria, o Think Thank analisou a situação econômica das cidades que tiveram times entre os três primeiros colocados da Premier League desde 1999, e chegou a conclusão que em média, clubes disputando títulos aumentam em até 1,1% a economia de suas cidades, sendo o caso mais notório a campanha da zebra Leicester City em 2016, que aumentou em £ 224 milhões os gastos na cidade.