03/05/2022 - 9:44
Nesta quarta-feira, 4 de maio, se encerra o prazo para a emissão do título de eleitor para quem deseja votar nas eleições gerais de outubro deste ano.
A data também serve para aqueles que desejam regularizar ou atualizar documento (atualização de endereço, inclusão de nome social e mudança de zona ou seção eleitoral, entre outros) a tempo de votar no pleito deste ano. Alterações cadastrais e emissão de novos títulos podem ser feitos sem sair de casa, através do Autoatendimento do Eleitor no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
+ Grupo Volkswagen confirma entrada de Audi e Porsche na Fórmula 1
Número de jovens entre 16 e 17 anos é menor que em 2018
Se o número de novos cadastros entre adolescentes com 16 e 17 anos nos três primeiros meses de 2022 foi recorde (aumento de 58,7% no período), o total de jovens aptos a votar na eleição de outubro é menor do que o registrado nas duas últimas eleições. Até o mês de março, 1,051 milhão de títulos envolviam os jovens dessa faixa etária, contra 1,5 milhão em 2018; e 1,8 milhão em 2014. O voto para os jovens nessas idades é facultativo.
Celebridades aderem a campanha de incentivo
Para incentivar os mais novos a emitirem o título de eleitor, várias celebridades tem feito postagens lembrando do prazo final de 4 de maio e explicando a importância do voto. A cantora Anitta foi uma das primeiras a publicar mensagens nesse sentido, sendo seguida pelos atores de Hollywood Mark Ruffalo e Leonardo Di Caprio.
Em comum entre eles, estava o link da campanha “Olha o barulhinho”, que incentiva a participação dos mais novos no próximo pleito e que também utiliza as redes sociais preferidas desse grupo para espalhar a mensagem.
Como tirar o título de eleitor:
O primeiro título de eleitor pode ser requerido pela internet, sem sair de casa.
• Documentos necessários: Carteira de identidade, carteira de trabalho ou passaporte, com um comprovante de residência;
• Fotos: Será necessário tirar duas fotos do documento de identidade sendo uma da frente e outra do verso. Uma foto do comprovante de residência e uma selfie do eleitor segurando o documento de identidade;
• Acessar o portal Titulonet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e preencher os dados pedidos, sendo que não campo “Título de eleitor”, escolha a opção “não tenho”;
• Anexe as fotos e preencha o seu endereço exatamente como está no comprovante de endereço;
• Escolha o local de votação numa lista que aparecerá na tela.
O título já está requerido e é possível acompanhar o andamento do processo através da sessão “Acompanhe uma Solicitação” no autoatendimento do site do TSE, onde também estão disponíveis uma série de serviços online ao eleitor.
O TSE também preparou um vídeo explicando o processo para tirar o primeiro título de eleitor:
www.youtube.com/watch?v=W8GCjqYuMnU&t