20/03/2015 - 15:50
A TMF Brasil, que pertence ao grupo holandês TMF, anunciou, nesta sexta-feira 20, a aquisição da Apriori. Trata-se da unidade de outsourcing fundada pela PwC no País em 2000. Atualmente, a Apriori conta com mais de 500 funcionários em três escritórios – Barueri (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Ribeirão Preto (SP).
Segundo Alessanda Almeida, COO da TMF nas Américas e responsável por coordenar a integração, a aquisição faz parte da estratégia de longo prazo, que envolve a expansão das operações nos Bric (o grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China), oferecendo, entre outros, uma cultura de gestão de alto desempenho e prestação de serviços de qualidade. “A compra da Apriori atende a esses objetivos de modo pleno”, diz Alessandra. Além disso, a tecnologia “robusta” desenvolvida pela Apriori é um dos itens mais valiosos da aquisição, segundo a executiva.
A TMF Brasil conta com 150 clientes, com destaque para empresas de tecnologia, farmacêutica, química e óleo e gás. Mais de 90% da carteira é de companhias estrangeiras que se instalaram no País. A Apriori vai aportar mais 120 grupos econômicos ao portfólio dos holandeses. Como cada grupo econômico é composto por uma ou mais empresas, o total de clientes da TMF deve superar os 300.
Antes do acordo, a TMF planejava crescer 22% no País em 2015. “Com a Apriori, vamos continuar buscando uma meta forte de crescimento”, diz Alessandra. A executiva afirma que a aquisição não mirou objetivos de curto prazo e significa um passo estratégico. “Este foi o maior investimento da TMF no mundo”, afirmou.
A companhia aposta, também, na complementação do leque de serviços, como a oferta de secretariado executivo e sistemas de monitoramento anti-fraude na indústria farmacêutica. A integração deve demorar 18 meses. Já as negociações começaram há tempos. A fase de due diligence, por exemplo, levou dez meses. A marca Apriori deixará de existir, restando apenas a TMF Group Brasil.