30/03/2011 - 21:00
Em 2004, a participação de mercado de Toddy era de 18%. Agora, está em 27%. Segundo a diretora de marketing de Toddy, Érica Salgado, a fatia maior em um mercado que movimentou R$ 1,5 bilhão no ano passado se deve a muita promoção no ponto de venda, presença na web e filmes publicitários ilustrados por animadas vaquinhas. O personagem, criado para falar com os jovens, fez tanto sucesso que vai ganhar lugar de destaque na nova embalagem do achocolatado que a empresa está colocando agora no mercado.
Ação social
Na veia
Casas Bahia, Bradesco, Vivo, TAM e Colgate são alguns anunciantes da agência Y&R que abriram espaço em suas campanhas para incentivar a doação de sangue. A ideia, batizada de 5porcento, foi concebida pela Y&R que, desde 2004, é responsável pela comunicação da Santa Casa de São Paulo. A ação quer sensibilizar a população para a necessidade de aderir à causa, especialmente neste período pós-Carnaval. Durante a folia, o estoque disponível para transfusões cai entre 20% e 30%.
Promoção
Recordar é viver
O Grupo Pão de Açúcar fechou parceria com a importadora Bier & Wein para a produção de uma edição especial da cerveja Paulistânia, que traz no rótulo imagens da história da rede em São Paulo. Em uma delas, fotografada em 1948, é possível ver o primeiro carro de entrega do então modesto Pão de Açúcar. O segundo rótulo mostra a fachada da primeira loja da rede, localizada na avenida Brigadeiro Luiz Antônio, na capital paulista, em 1952, endereço onde até hoje a empresa mantém uma unidade. As vendas da edição especial vão até o final de março.
Agências
Publicis conquista Microsoft nos EUA
Maurice Lévy, o poderoso chefão do Publicis, terceiro maior grupo de publicidade do mundo, mandou trazer a Dom Pérignon para comemorar. A Starcom, subsidiária do grupo francês nos Estados Unidos, é a nova agência de compra de mídia da Microsoft. Somente em 2010, a empresa comprou mais de US$ 600 milhões em espaço publicitário. E isso só nos Estados Unidos.
Campanha
Garota-propaganda
Não foi só de emissora que Hebe Camargo trocou. A apresentadora, que era garota-propaganda do banco PanAmericano, do ex-patrão Silvio Santos, agora está na Rede TV! e anunciando o Banco Cruzeiro do Sul. A ação é da Rino Com, que quer aproveitar a empatia de Hebe com funcionários públicos, aposentados e pensionistas, para aumentar sua carteira de empréstimos consignados e cartões de crédito.
Bate-papo
Ricardo di Sora, gerente de esporte e marketing da Adidas
Imprevisível o final da novela em que se transformou a transmissão do Campeonato Brasileiro de futebol a partir de 2012. Globo, Record e Rede TV! são os protagonistas de uma história que os anunciantes acompanham de perto e com especial interesse. É o caso de Ricardo di Sora, gerente de esportes e marketing da Adidas, que patrocina Palmeiras e Fluminense.
A Adidas está torcendo para quem nessa disputa?
A visibilidade dos clubes é muito importante para nós e é óbvio que a Globo tem mais visibilidade, audiência qualificada e experiência em transmissão esportiva.
Então, a Adidas torce pela Globo?
Não disse isso. Até porque a Record tem feito um grande esforço nessa área. Os direitos de transmissão da Olimpíada de 2012, que ela comprou, são um bom exemplo.
E se o Brasileirão ficar mesmo com a Rede TV!?
O torcedor vai com o time onde o time estiver. Lembra da final da Copa do Brasil em 1995? Quem transmitiu Grêmio e Corinthians foi o SBT, que alcançou mais de 50% de audiência. Para nós, o importante é que o futebol continue sendo tratado profissionalmente e com visibilidade. Independentemente de os jogos serem transmitidos por emissora A ou B.