Todos os nove grupos de produtos e serviços que integram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registraram alta de preços em março, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A divulgação do indicador foi realizada na manhã desta quinta-feira, 27.

Os aumentos foram em Alimentação e Bebidas (1,09%, impacto de 0,24 ponto porcentual), Educação (0,07%, impacto de 0,00 p.p.), Transportes (0,92%, impacto de 0,19 p.p.), Artigos de Residência (0,03%, impacto de 0,00 p.p.), Saúde e Cuidados pessoais (0,35%, impacto de 0,05 p.p.), Vestuário (0,28%, impacto de 0,01 p.p.), Despesas Pessoais (0,81%, impacto de 0,08 p.p.), Habitação (0,37%, impacto de 0,06 p.p.) e Comunicação (0,32%, impacto de 0,01 p.p.).

O resultado geral do IPCA-15 em março foi decorrente de altas de preços nas 11 regiões pesquisadas.

A taxa mais branda ocorreu em Fortaleza (0,34%), enquanto a mais acentuada foi registrada em Curitiba (1,12%).