Quando surgiu há 27 anos, a Tok & Stok não tinha nenhum concorrente. Hoje continua quase sozinha num nicho do mercado de móveis que mistura design moderno, auto-serviço e preço acessível. A novidade foi a chegada da Etna, empresa do grupo Vivara, o da rede de joalherias, que abriu a primeira loja em 2004, na capital paulista. Mês passado, a rival inaugurou uma filial, em Campinas (SP). Aparentemente, a veterana Tok & Stok não se abalou. Mas decidiu tocar projetos que estavam na gaveta à espera de um momento econômico melhor. E não brincou em serviço. Vai investir R$ 30 milhões este ano para implantar o conceito de megalojas na rede. Uma delas já está funcionando na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com espaço de 15 mil m². Outra será inaugurada nos próximos meses às margens do rio Tietê, em São Paulo. Várias unidades serão reformadas. As novas lojas têm arquitetura arrojada e dimensão imponente. ?A Etna nos influenciou na vontade de acelerar projetos em andamento?, admite o francês Régis Dubrule, dono da Tok & Stok.

Por mais que negue, Dubrule sabe que a influência da Etna nos seus negócios vai além disso. Está certo que a Etna ainda é uma empresa nova, que busca sua consolidação e tem apenas duas lojas, concentradas em São Paulo. Já a Tok & Stok está no mercado nacional com 25 unidades e tem uma clientela que consome mensalmente 500 mil itens. ?A Etna precisa de tempo para se consolidar como a concorrente?, diz Alberto Serrentino, sócio-diretor da Gouvêa de Souza & MD, consultoria de varejo e consumo.

A Etna não tem números tão expressivos, mas chegou inovando, ao oferecer aos clientes eletroeletrônicos e eletro portáteis, incorporados às linhas de móveis, artigos de cama, mesa e banho, cozinha, jardim, entre outras. A Tok & Stok gostou e adotou a estratégia na loja carioca, que será estendida à nova filial de São Paulo. E foi além. Abriu uma livraria em parceria com a Pro-Livros, especializada em arquitetura, urbanismo, design, tecnologia e paisagismo. Incrementou o Café Design, que ganhou cardápio mais caprichado. Também está nos planos da empresa reforçar as vendas pela internet. A ferramenta servirá de suporte para a expansão da rede em cidades de pequeno e médio porte, com baixa densidade populacional e bom poder de compra. Em dois anos, espera que o modelo responda por 5% do faturamento. Ao todo, a empresa quer aumentar as vendas em 20% até 2007. Já cresce nesse ritmo desde o ano passado. A rede não revela números, mas o mercado estima que sua receita anual gire em torno de R$ 300 milhões. A Etna não chega a 10% desse valor.

A Etna está ativa. A Tok & Stok sabe que não pode se descuidar. É fato que há um certo mal estar entre as duas rivais, fruto da investida da Etna sobre funcionários e fornecedores da concorrente. Mas a briga é saudável. ?Nosso time está se sentindo mais desafiado com a Etna?, diz Dubrule.

Tok&Stok em números

R$ 300 milhões é o faturamento anual do grupo, segundo estimativas do mercado. O dono quer crescer 20% até 2007

1.500 Funcionários
25 Lojas
9.000 produtos disponíveis
500.000 itens vendidos por mês