30/06/2017 - 12:35
A japonesa Tokio Marine apresentou crescimento de 13% em prêmios emitidos no primeiro semestre deste ano e espera manter expansão na casa dos dois dígitos em 2017, de acordo com o presidente da seguradora, José Ferrara. O avanço virá, de acordo com ele, acompanhado de melhora no resultado operacional que tende a compensar o impacto da queda dos juros no resultado financeiro.
O índice combinado da seguradora, que mede a eficiência operacional da companhia, deve ficar abaixo dos 100% em 2017. Neste caso, quanto menor melhor. Acima dos 100% indica prejuízo da operação.
“Vamos encerrar 2017 com índice combinado abaixo dos 100% que mostra resultado industrial da operação e crescimento de dois dígitos mesmo em um cenário mais competitivo”, disse Ferrara, durante o Prêmio Finanças Mais, promovido pelo Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) e pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Segundo ele, a nova crise política não pesou no desempenho do setor de seguros, mas a sinistralidade continua exigindo atenção. Apesar disso, no segmento de automóvel, um dos principais ramos de atuação da seguradora, de acordo com Marcelo Goldman, diretor da Tokio Marine, o indicador melhorou como resultado das medidas de eficiência operacional e precificação adotadas pela seguradora.
No que tange a crescimento, a Tokio Marine espera manter expansão em torno dos 26% neste ano, conforme ele. O impulso virá, segundo o executivo, da melhora apresentada nas vendas de automóveis e ainda na diversificação de portfólio da seguradora que recentemente lançou soluções mais econômicas para atender os consumidores que demandam produtos de tíquetes mais baixos.
Em relação ao seguro popular, que permite a utilização de peças usadas e genéricas, Goldman afirmou que a demanda está em linha. “Estamos conseguindo atrair pessoas que nunca tinham contratado seguro de automóvel”, disse. Das apólices de automóvel popular vendidos pela Tokio, 60% foram adquiridas por novos segurados.