05/04/2021 - 19:45
O economista Carlos Eduardo Monguilhott, presidente da Neoway, maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios, foi o convidado da live da DINHEIRO, na tarde da segunda-feira (5). Kadu, como é mais conhecido, na entrevista, fala sobre a história da empresa – fundada em Santa Catarina, em 2002, e até hoje está cravada em Florianópolis – e as soluções inteligentes que eles oferecem para os clientes transformando informação em conhecimento; gerando produtividade e precisão para as estratégias de marketing, compliance, prevenção contra perdas, entre outros usos de dados, como no meio jurídico. “Tomar decisões sem informações é muito arriscado”, avalia o CEO.
Com cerca de 450 funcionários, eles atendem quase 800 clientes em cerca de 20 segmentos da economia. Eles atuam no setor financeiro, automotivo e de transporte, além da área de fraudes e análises de créditos. Na carteira de clientes da Neoway ainda somam construção civil, saúde e tecnologia. Na prática, a companhia dirigida Monguilhott trabalha com gestão da informação, que é um conjunto de práticas que as empresas utilizam para manter, gerenciar, administrar e organizar os dados gerados por elas, que geram precisão para seus clientes, sejam eles grandes, médios ou pequenos, na tomada de decisão. “Ter dados não significa a solução dos problemas. O importante está na análise das informações”, afirma.
O CEO entende que a tecnologia tem deixado tudo mais transparente e, com a ajuda da inteligência artificial, consegue-se ver ainda mais longe os cenários – tanto do mundo empresarial ou no campo jurídico -, apontando aonde estão as anormalidades e os potenciais problemas nos negócios. Na troca de ideias, ele disse que a Neoway tem ferramentas tecnológicas imprescindíveis para medir os riscos negociais monitorando milhões de dados públicos. Analisam-se informações sobre comportamentos de pessoas físicas e jurídicas que impactam decisões nas mais variadas áreas, inclusive compliance das empresas. “Em dez anos seremos a maior empresa de analytics do Brasil”, avalia.
Assista aqui a entrevista completa com o economista durante a Live da Dinheiro.