23/05/2011 - 5:04
O tornado mais violento dos Estados Unidos dos últimos 50 anos arrasou a cidade de Missouri, no centro do país, deixando pelo menos 89 mortos, centenas de feridos e um rastro de destruição, afirmaram nesta segunda-feira as autoridades do país.
O tornado atingiu a cidade de Joplin, perto da fronteira com Oklahoma e Kansas na noite de domingo, menos de um mês depois que uma série de fenômenos parecidos que deixaram 354 mortos no sudeste do país.
“São 89 mortes confirmadas neste tornado”, disse o prefeito de Joplin, Mark Rohr, em seu comunicado.
Este tornado foi o mais violento dentre os 46 registrados pelo Serviço Meteorológico Nacional em sete estados neste domingo.
“É uma zona de guerra”, disse Scott Meeker do jornal Joplin Globe à AFP.
“Temos centenas de feridos que estão sendo atendidos no (hospital) Memorial Hall, mas o hospital ficou rapidamente lotado e as pessoas passaram a ser levadas para uma escola”, disse Meeker.
A Casa Branca informou em um comunicado nesta segunda-feira que o presidente Barack Obama, que ofereceu suas condolências às vítimas em uma viagem pela Europa, tem conhecimento da tragédia e das ações de ajuda.
“O presidente recebeu várias atualizações sobre os danos do tornado durante o voo. Deu instruções à sua equipe de governo para mantê-lo atualizado e permanecermos em estreita coordenação com autoridades estatais e locais a partir de agora”, afirmou o comunicado.
“Michelle e eu enviamos nossas mais profundas condolência às famílias de todos aqueles que perderam suas vidas nos tornados e pelo mau tempo que afetou Joplin, Missouri, assim como as comunidades do Meio Oeste”, disse o Obama do Air Force One.
O presidente ofereceu o respaldo do governo federal e elogiou os esforços das pessoas que ajudam aos afetados.
Em Joplin, as pessoas procuravam entre os escombros na procura de parentes, amigos e vizinhos depois que a tormenta destruiu inúmeras construções e automóveis.
Chamas e fumaça preta eram observadas nos escombros de casas destruídas e a água jorrava das tubulações enquanto os sobreviventes chocados avaliavam os danos.
Jeff Ley, de 23 anos, podia ter se protegido da tempestade no porão, mas foi esmagado quando saiu de casa.
“Eu moro neste bairro desde que nasci, e não sabia onde estava”, disse Law ao jornal Sprigfield News-Leader. “Estava tudo irreconnhecível, completamente irreconhecível. É como o Apocalípse”.
O governador do Missouri, Jay Nixon, decretou neste domingo o estado de emergência e ativou as tropas da Guarda Nacional em resposta ao que descreveu como uma “importante destruíção de múltipas áreas, incluindo Joplin”.
“Estas tempestades têm causado danos extensos no Missouri e continuam ameaçando vidas e prepriedades”, disse em comunicado.
Nixon advirtiu que as tormentas não terminaram ainda e pediu aos moradores que se mantenham alertas.
“Como estado, estamos disponibilizando todos os recursos possíveis para manter as famílias do Missouri à salvo, assim como na busca dos desaparecidos, promover serviços médicos de emergênciae e iniciar o processo de recuperação das áreas atingidas”, acrescentou.
Um tornado também causou a morte de uma pessoa em Minneapolis, Minnesota, no domingo, segundo as autoridades. Pelo menos outras 30 pessoas nesta cidade e nos subúrbios ficaram feridas, dois em estado grave, de acordo com o Minneapolis Star Tribune.
O prefeito de Minneapolis, R.T. Rybak, que fez um sobrevoo de helicóptero na área afetada, descreveu o dano como “generalizado e significativo”.
No sábado, outro tornado atingiu a cidade de Reading, no leste do Kansas, matando um homem e danificando 80% das infraestruturas, principalmente as contruções de madeira.
kmg/mso/sh/fp