09/04/2025 - 14:09
A marca de probióticos Enterogermina contratou um físico ganhador do prêmio Nobel e um chef de cozinha para criar uma torrada que sempre cai com o lado da manteiga virado para cima. O projeto batizado de “A Torrada Anti-Lei de Murphy” é uma estratégia de marketing que contou com um curta-metragem de 10 minutos publicado no canal de YouTube da marca.
+Cafezinho de luxo: quanto custa e como é comer na cafeteria da Tiffany em SP
A Lei de Murphy é um ditado popular da cultura ocidental que diz que “se algo pode dar errado, dará”. O físico convidado para a publicidade, Robert Matthews, venceu a maior honraria da ciência mundial em 1996 justamente por um estudo que comprovou a aplicação desta lei às torradas.
Matthews calculou que a probabilidade de uma torrada tradicional cair com a manteiga para baixo é de 63%. O motivo está relacionado à rotação iniciada pela torrada ao cair da mesa, que é geralmente insuficiente para que a torrada vire a parte cremosa para cima antes de atingir o chão.
Com o chef de cozinha Nuño García, agraciado com 12 estrelas Michelin ao longo de sua carreira, Matthews criou um formato de torrada que, ao cair de uma mesa, chega ao chão com a manteiga virada para cima em 75% dos casos.
“Trinta anos atrás eu usei as leis da física para provar que a ‘Lei de Murphy’ fazia sentido mesmo. E agora, eu usei as leis da física para encontrar um formato de torrada que tende a cair com a manteiga para cima. Estou muito feliz com isso!”, diz Matthews na campanha publicitária.

O comercial da ‘Torrada Anti-Lei de Murphy’
O vídeo intercala a criação da torrada com depoimentos de pessoas pelas ruas. A maioria dos entrevistados afirma que come do mesmo jeito se a torrada cai com a manteiga para cima. Uma advertência menciona os riscos do consumo de alimentos que tocaram o chão. Ao final, é exibida uma mensagem em favor do consumo de probióticos: “Aconteça o que acontecer, mantenha sua flora intestinal equilibrada com a marca líder de probióticos.”
Probióticos são microrganismos vivos (como bactérias e leveduras) que, quando consumidos em quantidades adequadas, trazem benefícios à saúde. A Enterogermina é uma marca do segmento associada à farmacêutica francesa Sanofi.
Veja o comercial com a torrada Anti-Lei de Murphy: