O mercado de automóvel sofreu, e continua sofrendo, bastante com a pandemia por Covid-19. Além da quebra de vendas, registou também uma queda do nível da produção de novos veículos no último ano. Se até agora a Volkswagen era a montadora que mais vendia no mundo, com a pandemia tudo mudou!

+ 2020 foi o pior ano da história do Turismo e crise está longe de terminar
+ Vontade de viajar? Cruzeiro vai dar volta ao mundo em 180 dias

A Toyota foi a fabricante que vendeu mais veículos em 2020! Pela primeira vez em cinco anos, a marca japonesa conquistou o primeiro lugar entre as marcas que mais vendem. De acordo com as informações, as vendas da Toyota caíram 11,3%, tendo vendido 9,53 milhões de veículos. O grupo alemão Volkswagen vendeu 9,31 milhões de unidades.

Segundo um estudo do instituto IHS Markit, a procura por automóveis caiu 14% em 2020 face a 2019. Tal cenário deveu-se à interrupção forçada da produção nas fábricas e ao encerramento de showrooms. Além disso, a confiança dos consumidores também diminuiu. Depois existe a questão dos mercados.

A Toyota teria sido beneficiada pelo fato de o Japão, e a Ásia no geral, terem sido menos afetadas pela pandemia. Nos Estados Unidos, onde a fabricante japonesa também tem uma forte implementação, as vendas de carros tiveram uma queda de 15%. Relativamente à Volkswagen, com forte negócio na Europa, o recuo chegou a 24%. A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis revelou recentemente que foram vendidos menos de 10 milhões de carros na UE em 2020.

Mas nem tudo são más notícias para a Volkswagen. Os analistas preveem que o grupo recupere já o primeiro lugar em 2021.