13/03/2019 - 12:48
A montadora Toyota anunciou que está desenvolvendo um roover (espécie de jipe) lunar, em parceria com a Agência Japonesa de Exploração Espacial (Jaxa, na sigla em inglês). Segundo a CNN, a previsão é lançar o primeiro modelo até 2029 para incursões de exploração e pesquisa no satélite artificial.
O modelo terá aproximadamente seis metros, com capacidade para transportar duas pessoas por até 10 mil quilômetros, divulgou a empresa. As negociações entre a montadora e o governo iniciaram no ano passado e foram concretizadas com a assinatura da parceria nesta semana.
O roover lunar da Toyota será movido a células de combustível, permitindo maior autonomia que os veículos à bateria. O interior do modelo será projetado para que os astronautas possam se ausentar da base sem a necessidade dos trajes espaciais.
“Veículos tripulados com cabines pressurizadas desempenharão um papel importante na exploração e uso da superfície lunar”, disse o presidente da JAXA, Hiroshi Yamakawa, em um comunicado. A agência espera que isso aconteça na década de 2030.
O CEO da Toyota, Akio Toyoda, disse que o projeto mostra confiança na “durabilidade e desempenho de direção” dos veículos da montadora e sua tecnologia de célula de combustível para carros elétricos.
“Acredito que nossa indústria, que está constantemente pensando sobre o papel que deve cumprir, compartilha as mesmas aspirações da exploração espacial internacional”, disse Toyoda.