17/08/2015 - 14:42
Uma trabalhadora humanitária alemã foi sequestrada por homens armados em Cabul nesta segunda-feira, informaram as autoridades e fontes de segurança afegãs.
Este sequestro mostra o risco crescente ao qual se expõem os estrangeiros que trabalham na capital afegã, palco de sangrentos atentados nos últimos dias.
A vítima, cuja identidade não foi revelada, foi sequestrada em um bairro central de Cabul, onde estão instaladas muitas organizações não governamentais e de cooperação estrangeiras.
O chefe adjunto da polícia de Cabul, Gul Agha Rouhani, disse que as testemunhas interrogadas pela polícia afirmaram que ela foi sequestrada por desconhecidos armados.
De acordo com Ebadulah Karimi, porta-voz da polícia, a vítima é de nacionalidade alemã e trabalha para a Agência alemã de cooperação internacional (GIZ), um organismo público.
Uma fonte de segurança afegã confirmou, sob condição de anonimato, a nacionalidade e a ocupação da mulher.
Até o momento, Martin Schafer, porta-voz do ministério alemão das Relações Exteriores, disse não poder confirmar “o que ouviu em certos meios de comunicação internacionais e alemães”.
A situação se deteriorou fortemente no Afeganistão nos últimos meses. Os rebeldes talibãs estenderam sua insurreição a quase todo o país e reivindicaram uma onda de atentados mortíferos cometidos em Cabul há uma semana.