O estereótipo do ambiente de trabalho como um local estressante sem conforto e pouco estimulante está com os dias contados – ao menos se depender da gigante suíça do design Vitra. Em parceria com a brasileira Riccó, especialista em móveis para escritórios,  a Vitra expõe suas novas ideias no País e inicia neste mês uma inédita configuração dos espaços corporativos que promete trazer conforto e bem-estar aos funcionários. “O ambiente de trabalho precisa ser inspirador, agradável e, se possível, remeter à atmosfera encontrada em casa”, disse à DINHEIRO Mark Adam, designer da Vitra.

42.jpg
Mark Adam, da Vitra: “O ambiente de trabalho precisa ser inspirador, como em uma casa”

A proposta promete mexer com a rotina das empresas. No Brasil, a cultura do trabalho ainda não valoriza adequadamente os mobiliários corporativos e o planejamento das áreas de trabalho. Uma pesquisa encomendada pela Vitra mostra que as empresas investem, em média, 48% do seu capital em suas equipes e apenas 0,2% em mobília. A consequência imediata dessa lógica é um local desestimulante e pouco criativo. Foi a partir dessa constatação que Adam e seu time de designers criaram o conceito de “escritório cidadão” (citizen office), um lugar mais dinâmico e com infraestrutura customizada, semelhante à  de uma cidade, em que as necessidades individuais são levadas tão a sério quanto as da empresa.  

Segundo ele, o escritório cidadão promove  o intercâmbio de ideias, e um mesmo ambiente pode se transformar em uma sala de reunião ou um local para fazer as refeições. “Sempre brinco que o local de trabalho é como a vida em sociedade: se você tem uma vida ativa e interessante, não vai querer ficar em casa assistindo à televisão”, diz Adam. Para disponibilizar esse conceito suíço aos escritórios brasileiros, a Riccó investirá R$ 1,5 milhão na parceria. Com essa nova linha, a empresa prevê aumentar entre 10% e 15% o faturamento já neste ano – e, a julgar pela aceitação inicial, a previsão de crescimento será facilmente atingida. 

 

43.jpg

Design no escritório: a proposta da Vitra, com o conceito citizen office,

é criar um local de trabalho dinâmico e com infraestrutura customizada

 

“Logo na estreia fechamos quatro grandes projetos e teremos mais três até o fim do ano”, diz  Flávia Riccó, sócia da empresa. Outro fator que motiva a Riccó e a Vitra a apostar no mercado brasileiro é o aquecimento do mercado de trabalho. “Em pouco tempo, as pessoas valorizarão a comodidade e as facilidades disponíveis, levando em conta a arquitetura e o design”, afirma Flávia. É por isso que cada detalhe tem sido estudado à exaustão pela Vitra. “Transparência e leveza criam climas modernos, e em conjunto com cores brilhantes e vivas ativam a criatividade e o grau de comunicação entre as pessoas”, afirma Adam.