21/03/2025 - 16:49
Há pouco mais de um mês, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) publicou edital tornando pública a análise da fusão entre Petz e Cobasi, os dois maiores conglomerados do setor pet. A partir da iniciativa, ocorrida no dia 5 de fevereiro, o órgão enviou mais de 350 ofícios para concorrentes, fornecedores, supermercados e marketplaces, cujas respostas ainda não foram disponibilizadas pelo Cade.
A fusão entre Petz e Cobasi foi anunciada em abril de 2024, quando as duas empresas anunciaram que acertaram um memorando de entendimento não vinculante para combinarem seus negócios. Se aprovada pelo órgão regulatório no formato como foi proposta, pode dar origem a um gigante do setor com receita de R$ 6,9 bilhões e 483 lojas em cerca de 20 estados, sendo 249 unidades da Petz e 234 da Cobasi. O mercado aguarda uma decisão do Cade a respeito do assunto ainda em 2025.
Em meio às discussões sobre o impacto futuro da fusão das duas gigantes no mercado de produtos para animais de estimação, a empresa Petlove apresentou ao Cade, no dia 24, um pedido de habilitação como terceira interessada. Em resposta, o órgão federal emitiu no último dia 27 uma nota técnica em que solicitou a apresentação de dados adicionais para que a companhia fosse habilitada. Em 14 de março a Petlove apresentou dois pareceres complementares em suporte ao seu pedido de habilitação.
Enquanto o processo se desenrola, especialistas em assuntos concorrenciais ouvidos pela IstoÉ apontam uma série de aspectos que devem ser levados em consideração enquanto se aguarda as análises conduzidas pelo Cade. Abaixo, encontram-se resumidos dez pontos considerados cruciais para a avaliação.
- A fusão de Petz e Cobasi vai afetar diretamente 74% das famílias brasileiras que têm pet. O caso precisa ser analisado com todo o critério e atenção pelo Cade, para que não prejudique consumidores, fornecedores e pequenos negócios.
- A operação cria um gigante no mercado pet com potencial para levar ao fechamento dos estabelecimentos menores, que não conseguirão sobreviver ao novo cenário competitivo.
- Essa disputa no varejo físico é evidenciada pela estratégia quase idêntica das duas empresas: (i) 85% das lojas de ambas estão localizadas nos mesmos municípios; e (ii) em 70% das aberturas de lojas de ambas as empresas, a inauguração de uma loja da Petz ou da Cobasi é seguida pela abertura de uma loja da rival em apenas 6 meses dentro de um raio de 5 km, conforme análise apresentada pela Petlove ao CADE.
- 150 mercados (que contemplam mais de 200 lojas), presentes em municípios com mais de 200 mil habitantes, terão monopólio em seus raios de atuação, sem competidores ou opções para os consumidores.
- Especialistas em consumo afirmam que os consumidores são impactados de diversas formas, não só por aumento de preço.
- Petz e Cobasi atuam no modelo de superstores, que possuem porte, portfólio de produtos, perfil de cliente e ocasião de compra distintos de todos os demais players que vendem produtos pe, incluindo petshops de bairro (de todos os tipos e tamanhos), supermercados e hipermercados, agrolojas, plataformas online e plataformas de entrega. Incluir outros tipos de varejistas na análise distorce a dinâmica competitiva do mercado.
- É passível de contestação a declaração de que essas empresas possuem 7 mil concorrentes: as superstores têm cerca de 12 mil tipos de produto (SKUs), enquanto as lojas de bairro têm mil; as lojas da Petz e da Cobasi faturam em média R$ 10 milhões por ano, enquanto os pequenos e médios negócios faturam, em média, menos de R$ 1 milhão ao ano; as superstores possuem até 3 mil m², ao passo que PMEs possuem por volta de 50 m².
- Integração entre canais físico e online permite ganhos relevantes como aumento no ticket, fidelização do consumidor, prazos de entrega infinitamente inferiores e fretes menores (ou até inexistentes). Até o momento, isso é uma vantagem competitiva desses dois rivais. Com a fusão, apenas a nova empresa terá essa característica, o que se torna uma barreira à entrada e/ou crescimento de outros players, aumentando imensamente o custo dos rivais.
- A empresa resultante da combinação dos negócios de Petz e Cobasi pode ser capaz de dominar fornecedores e impor acordos de exclusividade, limitando o acesso de concorrentes a portfólio de produtos diversificado e competitivo.
- Uma vez eliminada a concorrência, a empresa resultante não terá incentivo para repassar eficiências ao consumidor ou para continuar investindo em melhorias. A análise cuidadosa da operação e seus efeitos é essencial para garantir a concorrência saudável no mercado e preservar a inovação.