Uma faca gigante será exposta no estande de 330m² da Tramontina em sua 29ª participação na mostra Ambiente, em Frankfurt, na Alemanha, entre os dias 3 e 7 de fevereiro. Um dos maiores eventos de decoração do mundo, a feira reúne fabricantes e compradores de diversas áreas, incluindo os segmentos de utilidades domésticas e de mesa posta, para os quais a Tramontina vem ampliando seu portfólio. “Essa é a principal feira para nossa marca no exterior”, afirmou o diretor comercial da Tramontina, Marcos Grespan. Segundo ele, as expectativas são ainda maiores agora. “Tanto pela retomada pós-pandemia quanto pelas novidades que iremos apresentar.”

O estande poderá ser visitado por pessoas de 80 nacionalidades e terá o primeiro produto Tramontina que usa a Internet das Coisas (IoT): o Guru, cooktop digital conectado a um aplicativo que ensina a cozinhar. Outra novidade é a linha de porcelanas, que será apresentada pela primeira vez ao mercado externo. A entrada no segmento é fruto do maior investimento do grupo nos últimos anos, com a construção de uma fábrica em Moreno (PE), no mesmo parque onde a Tramontina produz cadeiras e mesas plásticas. Formada por panelas, facas e talheres produzidos com matéria-prima reciclada a partir da reutilização de resíduos industriais como plástico e alumínio, a linha Lyf reforça o apelo ambiental da empresa, que recentemente unificou suas iniciativas de sustentabilidade por meio do programa Tramontina Transforma. O esforço foi reconhecido pela feira Ambiente por meio do selo Ethical Style, que destaca expositores com produção social e ecologicamente responsável.

Divulgação

CARVÃO Mas é na linha de facas steak e nos utensílios para churrasco que reside a grande aposta da empresa para conquistar os europeus e demais visitantes da feira. “Uma particularidade é que a gente consegue fazer churrasco a carvão e a gás dentro do nosso estande. Há vários anos servimos picanha brasileira, um atrativo que tem dado muita repercussão”, afirmou Grespan. Para assar as carnes foi contratado o fundador e proprietário da Casa do Churrasqueiro, Adriano Gabriel, com 25 anos de experiência no ramo. O churrasco será servido também em outra mostra, na cidade alemã de Colônia, voltada para equipamentos de cozinha em área externa.

Debora Zandonai

“Servir churrasco com picanha brasileira é um dos grandes atrativos do nosso estande” Marcos Grespan Diretor Comercial da Tramontina.

Em 2022, a receita de exportações da Tramontina somou US$ 400 milhões, respondendo por 25% do faturamento total do grupo. A empresa possui 20 operações no exterior, entre escritórios comerciais e centros de distribuição. Metade das vendas externas é para os Estados Unidos.