24/05/2013 - 21:00
Itautec aposentada
A marca Itautec vai sumir. Antecipada pelo site da Dinheiro, na segunda-feira 20, a informação foi dada por Hideichi Kawasaki, que vem a ser o presidente-executivo da empresa japonesa Oki, que detém 70% da companhia que nascerá da joint venture com a Itautec, anunciada recentemente. Quando perguntado sobre qual das duas marcas será utilizada na nova empresa, Kawasaki respondeu: “Vamos usar a marca Oki”. A decisão não surpreendeu a Itautec. Executivos da fabricante nacional já imaginavam que, como a japonesa quer ter uma presença mais forte no País, deveria enfatizar sua marca. Atualmente, a Oki opera somente no segmento de impressoras de precisão no País e conta com cerca de 70 funcionários.
Controle falante
A LG lançou um controle remoto diferente. Chamado de Smart Magic, o equipamento possui um sensor que permite ao telespectador usá-lo como mouse para acessar a internet nas televisões inteligentes da companhia. Além disso, é equipado com sistema de reconhecimento de voz. Isso facilita a busca de conteúdos na tevê e a publicação de mensagens em redes sociais.
Facebook, o líder
Em abril, o Facebook foi a rede social mais visitada do Brasil, segundo dados divulgados na semana passada pela Serasa Experian, que faz a mensuração de audência na web. O site registrou 66,54% das visitas nesse segmento, alta de 22 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2012. O YouTube ficou em segundo lugar no ranking, com 18,48% de participação, um aumento de 0,27 ponto percentual sobre abril de 2012. O Twitter, por sua vez, caiu no ranking. Em abril do ano passado, era a quinta rede mais visitada. Agora, é a sexta.
Papa móvel
A agência de notícias oficial do Vaticano, a Fides, lançou um aplicativo para smartphones e tablets que veicula fotos, vídeos, homilias e outras informações sobre a Igreja Católica. Batizado de “Missio”, o programa foi lançado há alguns dias pelo papa Francisco durante conferência com diretores das obras missionárias e funcionários da agência de notícias. O papa usou um iPad para inaugurar o aplicativo. Só no primeiro dia, o aplicativo foi baixado por mil pessoas em 27 países.
Resposta instantânea
Silvio Stagni, vice-presidente de tevê, áudio e vídeo da Samsung Brasil, analisa a evolução do mercado de televisores
Quais as inovações que devem se popularizar no mercado brasileiro de televisores?
Posso citar como exemplos os aparelhos que dispensam o uso do controle remoto e as smart tevês com comandos de voz, movimento e reconhecimento facial. Esse cenário deve aumentar a procura de diferenciação de conteúdos e aplicativos pelos consumidores.
A criação de telas cada vez mais finas tem dado o tom dos lançamentos, não?
Os consumidores estão em busca de telas mais finas e com mais polegadas, capazes de melhorar a sua experiência ao assistir, por exemplo, a uma partida de futebol. Aliás, estamos otimistas com o mercado de televisores em função da Copa do Mundo e da Olimpíada, eventos que aquecem a demanda por esses aparelhos.
Diante desse cenário, quais são as oportunidades de negócio que surgem para o setor?
No caso das tevês de telas finas, os aparelhos que possuem a tecnologia LED seguem como a grande preferência no mercado. No ano passado, foi a primeira vez que as vendas das tevês LED superaram as de LCD no Brasil. Em paralelo, temos as tevês inteligentes, que permitem ao usuário escolher a sua programação e assistir a ela no momento mais conveniente.
Colaborou: Diego Marcel