Há uma nova palavra no mundo corporativo: coaching. Significa o aconselhamento para profissionais que querem montar um plano de negócios para a própria carreira e ainda melhorar os relacionamentos dentro do trabalho. Associado a esse termo há um conceito ainda mais novo que vem sendo colocado em prática pelo economista Marcos Aranha, diretor da consultoria One Wish For You. Ele transformou os programas de comunicação instantânea ? como o ICQ e AIM, da América On Line, e Messenger, da Microsoft, que ganharam popularidade entre amigos e casais apaixonados ? em sua ferramenta de trabalho. Ex-presidente da empresa de internet O Site, Aranha conseguiu a primazia de reunir no mesmo ambiente virtual os executivos e os princípios do coaching. ?Com a internet, qualquer cliente pode se aconselhar no meio do expediente com sigilo total?, afirma.

Quatro de seus clientes escolheram essa forma de comunicação.
Dois deles moram nos EUA, o terceiro em Recife e um quarto está
em São Paulo a 14 quilômetros do escritório de Aranha. Este último fez a opção on-line para evitar o trânsito da capital paulista. O programa desenvolvido pelo ?treinador? dura 12 semanas e também tem uma versão de sessões ao vivo. O custo é de R$ 4 mil, o equivalente a US$ 116 por hora. Alguns clientes preferem uma conversa no modelo tradicional, mas mesmo eles são submetidos a uma intensa troca de mensagens com Aranha.

Aos 43 anos, diplomado em Economia, especialista em Recursos Humanos e ex-presidente da subsidiária argentina da agência de publicidade Leo Burnett, Aranha tem experiência de sobra na prática administrativa. O provedor O Site foi, ao lado da Starmedia, uma das raras empresas da América Latina a abrirem o capital antes do estouro da bolha da internet na Nasdaq, a bolsa de empresas de tecnologia dos Estados Unidos. Nos anos dourados da rede, a função de Aranha era descobrir talentos em diversos países para dirigir as operações regionais. Ele entrou no mundo do coaching após um curso no Canadá. Antes de abrir sua empresa em conjunto com outros dois sócios, avaliou que iria precisar de um diferencial. Logo de início, percebeu que os programas de comunicação poderiam ser a resposta para suas questões. Até 2007, o número de mensagens instantâneas enviadas do trabalho irá crescer 600%, de acordo com o instituto de pesquisas The Radicati. Quase 45% das companhias já usam programas assim. ?Esse modelo de coaching parece ser uma idéia
com futuro?, afirma Ênio Rezende, vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos. ?Muitos executivos sentem vergo-
nha em pedir conselhos no local de trabalho.? Nesse caso, a conversa on-line é mais franca e direta.