Os três astronautas americanos e o cosmonauta russo que decolaram da Flórida no domingo chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) nesta terça-feira (5), onde permanecerão por seis meses.

O foguete Falcon 9 da empresa privada SpaceX havia decolado do Centro Espacial Kennedy na noite de domingo.

Nesta terça, a cápsula se acoplou à ISS e abriu sua escotilha às 08h50 GMT (05h50 em Brasília). Os novos tripulantes entraram na estação com muito entusiasmo, abraçando os astronautas que já estavam na unidade e exibindo grandes sorrisos, segundo o vídeo da transmissão ao vivo.

A missão Crew 8 propõe-se a realizar mais de 200 experimentos científicos durante os seis meses que permanecerá no laboratório espacial.

O americano Matthew Dominick, que viaja ao espaço pela primeira vez, lidera a missão. Ele está sendo acompanhado por sua compatriota Jeanette Epps e o russo Alexander Grebenkin, também estreante em um voo espacial.

O médico americano Michael Barratt completa a equipe como o único do grupo a já ter visitado a ISS.

Outras sete pessoas já estavam na estação quando a nova tripulação chegou. Em alguns dias, quatro integrantes da missão anterior retornarão à Terra em sua própria cápsula.

Esta é a oitava missão regular de retorno de tripulantes da ISS realizada pela SpaceX para a Nasa, para que a empresa privada fornece serviços de lançamento espacial desde 2020.

As agências espaciais americana e russa, Roscosmos, operam a ISS em conjunto. Atualmente, o segmento espacial é uma das poucas áreas em que a cooperação entre Washington e Moscou se manteve após a invasão da Ucrânia em 2022.