O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adiará tarifas sobre as importações canadenses por pelo menos 30 dias, disse o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, em um post no X nesta segunda-feira, 4.

+ Presidente do México diz que chegou a acordo sobre tarifa após conversa com Trump

Trump havia prometido que as tarifas impostas às importações canadenses entrariam em vigor a partir desta terça-feira, 4. Mas a decisão foi suspensa, segundo o Canadá, após uma ligação entre Trump e Trudeau nesta segunda-feira.

Em uma declaração na plataforma social X, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau disse que em uma ligação com Trump, ele prometeu cooperação adicional na segurança da fronteira.

“As tarifas propostas serão pausadas por pelo menos 30 dias enquanto trabalhamos juntos”, disse Trudeau. Ele afirmou que o Canadá seguiria adiante com seu plano de reforço de fronteira de 1 bilhão de dólares canadenses (US$ 680,9 milhões), e implantaria tecnologia e equipe adicionais.

O premiê canadense ainda disse que o Canadá nomearia um “czar do fentanil” e iria “listar cartéis como terroristas, garantir vigilância 24 horas por dia, 7 dias por semana na fronteira, lançar uma Força de Ataque Conjunta Canadá-EUA para combater o crime organizado, o fentanil e a lavagem de dinheiro”.

Logo após o anúncio de Trudeau, Trump confirmou no Truth Social que ele pausará a ameaça de impor tarifas “para ver se um acordo econômico final com o Canadá pode ser estruturado”.