O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu a diretora do Fed (Federal Reserve) Lisa Cook. A informação sobre a decisão que tem efeito imediato foi divulgada por meio de carta publicada na noite desta segunda-feira, dia 25, em registro na rede Truth Social.

+ Governo vai comprar alimentos de produtores afetados por tarifaço; veja lista

Trump teria mirado em Cook depois de uma acusação de que ela teria cometido uma fraude hipotecária. Para explicar a demissão, o presidente dos EUA disse que não tem “confiança na integridade de Cook” e ainda citou que ele teria levado em conta o artigo 2 da Constituição dos Estados Unidos e o Ato do Federal Reserve de 1913 para definir a situação.

O Ato do Federal Reserve permite, de acordo com Trump, a demissão justificável. “Eu determinei que há causa suficiente para removê-la de sua posição”, disse.

“O Federal Reserve tem uma responsabilidade enorme em determinar as taxas de juros e na regulação de reservas e dos bancos membros. O povo americano tem de ter plena confiança na honestidade dos membros que determinam a política e supervisionam o Federal Reserve. À luz da sua enganosa e potencialmente criminosa conduta de um assunto financeiro, eles não podem e eu não tenho confiança em sua integridade.”, afirmou Trump.