O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que a diretoria do Federal Reserve deveria assumir o controle se o chair do banco central, Jerome Powell, continuar se recusando a reduzir a taxa de juros.

+Trump assina ordem e tarifaço entra em vigor em 7 de agosto

+Estratégia de Lula é deixar o ‘não’ para Trump

“Jerome ‘Atrasado Demais’ Powell, um IMBECIL teimoso, tem que reduzir substancialmente a taxa de juros, Agora, se ele continuar se recusando, a diretoria deveria assumir o controle e fazer o que todos sabem que deve ser feito!”, disse Trump em publicação no Truth Social.

O banco central dos EUA manteve a taxa de juros estável na quarta-feira e os comentários de Powell após a decisão minaram a confiança de que os custos dos empréstimos começariam a cair em setembro, fomentando a ira de Trump, que tem exigido cortes imediatos e acentuados nos juros.

A mais recente decisão de política monetária teve uma votação de 9 a 2, o que representa um resultado dividido em um banco central normalmente orientado pelo consenso, com dois diretores do Fed discordando pela primeira vez em mais de 30 anos.

Os sete membros da diretoria do Fed são indicados pelo presidente e confirmados pelo Senado dos EUA.