O presidente Donald Trump disse nesta sexta-feira, 7, que planeja anunciar tarifas recíprocas sobre muitos países na próxima semana, acrescentando que os impostos adicionais poderiam ajudar a reduzir o déficit orçamentário do país.

A medida cumpriria uma promessa de campanha de Trump de impor tarifas “recíprocas” sobre as importações norte-americanas – iguais às taxas que os parceiros comerciais impõem às exportações norte-americanas. Não ficou imediatamente claro quais países seriam afetados.

Trump disse a parlamentares republicanos sobre seus planos durante as discussões orçamentárias na Casa Branca na quinta-feira, três fontes familiares com o plano disseram à Reuters. Trump e seus principais assessores têm dito que planejam usar tarifas mais altas sobre as importações para ajudar a pagar a extensão dos cortes de impostos de 2017 de Trump.

O aumento das tarifas poderia compensar parte desse custo, embora elas tenham representado apenas cerca de 2% das receitas anuais nos últimos anos.

Trump anunciou tarifas de 25% sobre o Canadá e o México no sábado, mas adiou a aplicação delas após uma reação negativa dos investidores. Os dois maiores parceiros comerciais dos EUA concordaram em aumentar os esforços de fiscalização na fronteira, uma das principais prioridades de Trump.

Wall Street ampliou as perdas nesta sexta-feira após a notícia da Reuters sobre a discussão de Trump com os parlamentares.