13/02/2025 - 11:47
WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que planeja anunciar tarifas comerciais recíprocas nesta quinta-feira, mas não deu outros detalhes sobre seu mais recente plano tarifário, que poderia atingir todos os países que cobram taxas sobre as importações norte-americanas.
“Hoje é o grande dia: tarifas recíprocas”, escreveu Trump em sua plataforma de mídia social.
Posteriormente, ele publicou que detalhará o mais recente pacote de tarifas em uma coletiva de imprensa às 15h (horário de Brasília).
Isso ocorrerá algumas horas antes da visita do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, à Casa Branca.
Modi, que tem chegada prevista para as 18h, comanda um governo que impõe as tarifas mais altas sobre as exportações norte-americanas do que qualquer outro grande parceiro comercial dos EUA.
A última rodada de tarifas tem aumentado os temores de uma guerra comercial global e ameaçado acelerar a inflação dos EUA.
Trump, que assumiu o cargo em 20 de janeiro, já anunciou tarifas sobre as importações de aço e alumínio a partir de 12 de março, impôs tarifa de 10% sobre os produtos da China e uma suspensão de 30 dias nas tarifas sobre produtos de Canadá e México.
Na quarta-feira, assessores comerciais de Trump estavam finalizando os planos para as tarifas recíprocas que o presidente dos EUA prometeu impor a todos os países que cobram taxas sobre as importações dos EUA.
Trump disse na segunda-feira que também está analisando tarifas separadas sobre automóveis, semicondutores e produtos farmacêuticos.
Especialistas em comércio afirmam que estruturar as tarifas recíprocas que Trump deseja representa grandes desafios para sua equipe, o que pode explicar por que essas tarifas não foram anunciadas na terça-feira.
(Reportagem de Susan Heavey, Andrea Shalal e David Lawder)