O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 18, que o investimento da Arábia Saudita no país, atualmente estimado em US$ 600 bilhões, “pode se tornar US$ 1 trilhão”. O príncipe herdeiro Mohammed bin Salman confirmou a intenção, dizendo que o reino quer elevar o montante e buscar acordos com os EUA em diversos setores, inclusive em inteligência artificial (IA).

Trump declarou que seu governo está reconstruindo as reservas estratégicas de petróleo “destruídas pelo governo de Biden” e destacou que os EUA estão “muito à frente da China no setor de IA”. O presidente acrescentou que trabalha para “aprovar envio de chips avançados para a Arábia Saudita”, enquanto o secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que “talvez tenhamos anúncio sobre licenças de exportação de chips ainda hoje”. O republicano reforçou que os EUA estão “envolvidos com IA” no país saudita.

Questionado sobre possíveis conflitos de interesse envolvendo negócios de seus familiares no Oriente Médio, Trump respondeu: “eu não tenho nada a ver com o negócio da família”. Sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, afirmou que Salman “tem feito um trabalho fenomenal”.

O presidente também elogiou a Caterpillar, dizendo que a empresa “tem sido incrível durante o boom de construção nos EUA”, e afirmou que Israel e Arábia Saudita devem receber jatos F-35 “topo de linha”. Por fim, disse que não irá ao G20 na África do Sul, país que, segundo ele, “tem se comportado de maneira péssima”.