O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, 11, uma tarifa adicional de 25% sobre o aço e o alumínio importados do Canadá, elevando a taxa total para 50%. Segundo o republicano, a medida responde à tarifa de 25% imposta por Ontário sobre a eletricidade enviada aos EUA. A nova alíquota já entrará em vigor “amanhã de manhã, 12 de março”.

Em publicação em seu perfil na rede social Truth Social, Trump afirmou que o Canadá é “um dos países que mais aplicam tarifas no mundo” e exigiu que Ottawa elimine imediatamente a tarifa sobre produtos agrícolas americanos, que varia de “250% a 390% sobre diversos produtos lácteos dos EUA”, de acordo com o presidente norte-americano. Segundo ele, essa política tarifária é “ultrajante”.

“Em breve, declararei uma emergência nacional de eletricidade na área ameaçada”, disse Trump, para garantir o abastecimento de energia nos EUA. De acordo com ele, a medida permitirá que o país “aja rapidamente para aliviar a ameaça abusiva vinda do Canadá”.

Além disso, Trump ameaçou “aumentar substancialmente” tarifas sobre os veículos canadenses a partir de 2 de abril, o que, segundo ele, “levará ao fechamento permanente da indústria automobilística no Canadá”. Ele argumenta que “esses carros podem ser facilmente fabricados nos EUA”.

Ainda na mesma publicação, Trump afirmou que o Canadá “paga muito pouco pela segurança nacional, contando com os Estados Unidos para proteção militar”.

Ele voltou a insinuar uma eventual anexação do país, sugerindo que a única solução seria que o Canadá se tornasse “nosso querido 51º primeiro Estado”.

Segundo ele, isso eliminaria tarifas e “todos os outros problemas”, além de reduzir impostos para os canadenses e reforçar a segurança militar.

Trump também afirmou que a integração do Canadá aos EUA tornaria a nação “maior, melhor e mais forte do que nunca” e eliminaria a “linha artificial de separação traçada há muitos anos”.

Ele ainda destacou que o hino canadense continuaria a ser tocado, mas agora representando “um GRANDE e PODEROSO ESTADO dentro da maior nação que o mundo já viu!”.