O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto nesta segunda-feira ordenando que os departamentos do Tesouro e do Comércio dos EUA criem um fundo soberano e disse que o mesmo poderia comprar o TikTok.

+EUA e México chegam a acordo sobre tarifas; Trump confirma pausa por 1 mês em taxa de 25%

“Vamos levantar essa coisa nos próximos 12 meses. Vamos monetizar o lado dos ativos do balanço dos EUA para o povo americano”, afirmou o secretário do Tesouro Scott Bessent aos repórteres. “Haverá uma combinação de ativos líquidos, ativos que temos neste país enquanto trabalhamos para trazê-los para o povo americano.”

O republicano já havia lançado tal veículo de investimento governamental como candidato presidencial, dizendo que poderia financiar “grandes empreendimentos nacionais”, incluindo projetos de infraestrutura como rodovias e aeroportos, manufatura e pesquisa médica.

Detalhes sobre como exatamente o fundo soberano operaria e seria financiado não estavam imediatamente disponíveis, mas o presidente dos EUA disse anteriormente que poderia ser financiado por “tarifas e outras coisas inteligentes”. Normalmente, esses fundos dependem do superávit orçamentário de um país para fazer investimentos, mas os EUA operam com déficit.

Existem mais de 90 desses fundos em todo o mundo administrando mais de 8 trilhões de dólares em ativos, de acordo com o Fórum Internacional de Fundos Soberanos.

Trump adiou banimento do TikTok

O TikTok, que tem cerca de 170 milhões de usuários norte-americanos, foi brevemente retirado do ar pouco antes de entrar em vigor, em 19 de janeiro, uma lei que exigia que seu proprietário chinês, a ByteDance, o vendesse por motivos de segurança nacional ou enfrentasse uma proibição.

O presidente dos Estados Unidos, depois de assumir o cargo em 20 de janeiro, assinou uma decreto buscando adiar em 75 dias a aplicação da lei.

Trump disse que estava em negociações com várias pessoas sobre a compra do TikTok e que provavelmente tomaria uma decisão sobre o futuro do popular aplicativo em fevereiro.