26/10/2020 - 14:06
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, questionou nesta segunda-feira (26) a capacidade mental de Joe Biden, seu rival democrata na disputa pela Casa Branca, que em uma aparição pública pareceu ter esquecido o nome do presidente republicano.
Trump, de 74 anos, costuma acusar Biden, de 77, de ser senil, enquanto faz campanha para a eleição de 3 de novembro.
“Joe Biden me chamou de George ontem. Ele não conseguia se lembrar do meu nome”, Trump tuitou nesta segunda-feira, chamando seu oponente de “Joe Dorminhoco”.
“Ele teve ajuda do apresentador para terminar a entrevista”, acrescentou Trump, acusando a imprensa de “encobrir” o incidente.
O candidato democrata falou na noite de domingo durante um concerto virtual em apoio à sua campanha.
“Mais quatro anos de George”, disse Biden.
“Nos encontraremos em uma posição em que, se Trump for reeleito, estaremos em um mundo diferente”, continuou depois que sua esposa Jill Biden, sentada ao lado dele, pareceu sussurrar algo para ele.
A entrevista foi divulgada nesta segunda-feira pela mídia conservadora, que questionou se o candidato democrata estava se referindo aos ex-presidentes republicanos George W. Bush, ou a seu pai George Bush.
Biden é conhecido por seus erros. Ele afirma ter superado a gagueira, mas assume um defeito na fala.
Para seus oponentes, seus lapsos revelam um declínio em seu estado mental. Trump até o acusou de usar drogas e pediu um teste de doping antes de seu primeiro debate.