20/07/2004 - 7:00
Donald Trump é um homem prático. No primeiro capítulo de seu novo livro, Como ficar rico, lançado no Brasil na semana passada, o magnata americano descreve as razões para ler sua obra. Ele sabe que há no mercado centenas de títulos semelhantes. Por isso, trata de apresentar logo de cara as diferenças. Em suas palavras: ?Inúmeros são os livros do tipo como-ficar-rico. Entretanto, já não é tão fácil encontrar autores bilionários. Ainda mais difícil é descobrir bilionários com arranha-céus em Manhattan e seriados de TV em horário nobre.? Modéstia à parte, a introdução revela não somente o currículo extraordinário de Trump, mas também sua maneira direta, sucinta e, digamos, franca de escrever. Falastrão e arrogante, ele dispensa o tom politicamente correto para dar suas lições. Há dicas realmente úteis, histórias inusitadas e muitas sugestões duvidosas, mas quase todas divertidas. A seguir, os mandamentos de Donald:
? Peça aumento em dias de sol.
Jason Greenblatt, um jovem e brilhante advogado de Trump, sempre foi reconhecido pelo chefe, mas já cometeu erros. Trump relata: ?Era um daqueles dias miseráveis que parecia não terminar. Tudo dera errado. Bem no fim da tarde, ouço alguém bater à porta. Grito ?O quê??, no tom mais exasperado possível. Jason, sem se dar por achado, entrou na sala e prosseguiu em seu pedido de aumento de salário. Mal podia acreditar. Ele quase foi demitido pela burrice. Hoje continua comigo e recebeu muitos aumentos. Mas agora escolhe dias ensolarados antes de se aproximar de mim?.
? Faça um acordo pré-nupcial.
Depois da extensa batalha judicial durante o processo de divórcio de Ivana, sua primeira ex-mulher, Trump tirou um mantra: o acordo pré-nupcial é a tábua de salvação. ?Tenho um amigo casado com uma mulher baixinha que está apavorado com tudo que ela arrancará dele no divórcio. Antes de conhecê-la, ele já havia vivido quatro casamentos mal-sucedidos, no entanto, disse-me: ?Donald, estou tão apaixonado por ela que não preciso de acordo?. Não tive coragem de dizer-lhe o que estava pensando: ?Fracassado?.?
? Às vezes, é preciso ferrá-los.
Trump é adepto do aforismo bíblico ?olho por olho, dente por dente?. Para o empresário, é preciso ser paranóico. ?Enfrentemos o fato de que até seu melhor amigo talvez queira roubar sua mulher e seu dinheiro. Se alguém ofendê-lo, reaja com tanta maldade e violência quanto possível.?
? Pergunta fundamental: alguém consegue fazer isso melhor do que eu?
Segundo Trump, a resposta a essa questão é uma maneira de dizer: conheça a si mesmo e aos concorrentes. Se eles forem melhores do que você, será preciso oferecer um benefício extra aos clientes.
? Tenha em foco o talento, não o título do funcionário.
Para manter o avanço de sua empresa, Trump recomenda: olhe ao redor em busca de oportunidades dentro de sua própria organização. ?Jamais permita que o cargo de alguém seja o único indício de seu valor.? Na Trump Organization, o vice-presidente Vinnie Stellio começou como guarda-costas. Hoje seus subordinados são os mesmos para os quais trabalhava como motorista.
? A arte de cultivar o topete.
Trump também não se furta de falar a respeito de sua famosa cabeleira ? aliás, tem orgulho dela. No livro, afirma com sinceridade: ?Não tenho cabelo postiço, mas uso pintura?. As discussões em torno de seu penteado, porém, ficaram mais freqüentes na mídia depois de sua participação no reality show The Apprentice (O Aprendiz), exibido no início do ano, e que bateu recordes de audiência nos EUA. No jogo, 16 candidatos disputaram um emprego nas Organizações Trump. O vencedor foi selecionado pelo próprio bilionário. No segundo semestre, irá ao ar a segunda temporada. ?Quem sabe não mudo minha aparência até lá??, diz. ?Mas acho difícil, está dando certo!? Quem estiver disposto, que siga o topete de Trump.
TRUMP – COMO FICAR RICO
|
