O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira, 7, que o CEO da Intel, Lip-Bu Tan, “está em grande conflito e deve renunciar imediatamente”. “Não há outra solução para este problema”, acrescentou em um post na rede social Truth Social.+Trump e Putin devem se reunir nos próximos diasTrump chamou Lip-Bu Tan de “altamente conflituoso” devido a seus laços com empresas chinesas e levantou dúvidas sobre o futuro do ícone norte-americano dos chips. A Reuters informou em abril que, diretamente ou por meio de fundos de risco fundou ou opera, Tan investiu em centenas de empresas da China, algumas ligadas aos militares do país.Os comentários de Trump foram feitos um dia depois que a Reuters informou que o senador republicano norte-americano Tom Cotton havia enviado uma carta ao presidente do conselho da Intel com perguntas sobre os laços de Tan com empresas chinesas e um recente processo criminal envolvendo sua antiga empresa Cadence Design.

A Intel e Tan, que assumiu o cargo de CEO em março após a demissão de seu antecessor Pat Gelsinger no final do ano passado, não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters.

O futuro da Intel

A Intel é um pilar fundamental dos esforços dos EUA para impulsionar a fabricação doméstica de chips e, no ano passado, garantiu cerca de US$20 bilhões em subsídios e empréstimos, o maior prêmio federal sob o CHIPS and Science Act de 2022, para subsidiar a produção de semicondutores de ponta.

Uma mudança na liderança poderia aumentar a pressão sobre a empresa, uma vez que ela está passando por uma grande redefinição estratégica iniciada por Tan, que tem como objetivo reduzir os custos, diminuindo sua força de trabalho e interrompendo a construção de algumas de suas fábricas planejadas.

Às 11h08, cerca de duas horas após a publicação de Trump, as ações da Intel caíam 2,45% na bolsa de valores de Nova York.

(*com informações da Reuters e Estadão Conteúdo)