03/03/2025 - 7:41
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou os nomes de três criptomoedas a serem incluídas em uma nova reserva estratégica de criptos dos EUA. O anúncio ocorreu no domingo, 2, e impulsionou o valor de cada uma delas nas negociações de mercado.
+Bate-boca com Zelenski e atrito com a UE marcam primeiras semanas do governo Trump
Trump disse nas mídias sociais que sua ordem executiva de janeiro sobre ativos digitais criaria um estoque de moedas, incluindo XRP (Ripple), SOL (Solana) e ADA (Cardano). Segundo dados da plataforma Coinmarketcap consultados na manhã desta segunda-feria, 3, os ativos acumulam em 24 horas altas de 16,35%, 111,60% e 46,50% respectivamente.
Trump disse que sua ordem “orientou o Grupo de Trabalho Presidencial a avançar em uma Reserva Estratégica de Criptografia que inclui XRP, SOL e ADA. Vou me certificar de que os EUA sejam a capital mundial das criptomoedas”. Depois, o republicado falou ainda nas moedas Bitcoin e Ethereum. “BTC e ETH, como outras criptomoedas valiosas, serão o coração da Reserva. Eu também amo Bitcoin e Ethereum!”, disse.
Incertezas sobre o projeto
Não está claro como o novo estoque será montado ou funcionará.
Analistas e especialistas jurídicos estão divididos sobre a necessidade de uma lei do Congresso. Alguns argumentaram que a reserva poderia ser criada por meio do Fundo de Estabilização Cambial do Tesouro dos EUA, que pode ser usado para comprar ou vender moedas estrangeiras.
O grupo de criptografia de Trump havia planejado analisar a possibilidade de criar o estoque com criptomoedas apreendidas em ações de aplicação da lei.
As publicações da Trump
Na rede social Truth Social, o magnata republicano disse que um grupo de trabalho que criou pouco depois de assumir o cargo no final de janeiro está avançando com a formação da reserva, que incluirá as três criptomoedas de menor nível: XRP, Solana e Cardano.
Alguns minutos depois, Trump voltou a publicar comentários, assinalando que outras criptomoedas valiosas já consagradas, como o Bitcoin e o Ethereum, estariam no “coração da Reserva”, o que fez com que os preços das duas principais moedas digitais aumentassem mais de 10% e 12%, respectivamente.
Tanto Trump quanto sua esposa Melania lançaram recentemente suas próprias “memecoins”, o que gerou acusações de que buscavam ganhar dinheiro com seu sucesso político.
O bilionário empresário Elon Musk – aliado político de Trump e agora chefe de um órgão encarregado de reduzir os gastos federais para melhorar a eficiência do governo – também promove com frequência as criptomoedas em sua própria rede social X, o antigo Twitter.
Queda das criptomoedas revertida
O presidente republicano ganhou o apoio do setor de criptos em sua candidatura eleitoral de 2024, que rapidamente passou a apoiar suas prioridades políticas. Sob seu antecessor democrata, Joe Biden, os reguladores reprimiram o setor em uma tentativa de proteger os americanos contra fraudes e lavagem de dinheiro.
Nas últimas semanas, porém, os preços das criptomoedas caíram drasticamente, com algumas das maiores moedas digitais apagando quase todos os ganhos obtidos depois que a vitória de Trump nas eleições desencadeou uma onda de entusiasmo no setor.
Os analistas dizem que o mercado precisa de um motivo para subir, como indicações de que o Federal Reserve dos EUA planeja cortar as taxas de juros ou uma estrutura regulatória clara pró-criptos do governo Trump.
Trump está organizando a primeira Cúpula de Criptos da Casa Branca na sexta-feira. Sua família também lançou suas próprias moedas.