21/04/2025 - 12:22
A economia dos Estados Unidos pode desacelerar a menos que as taxas de juros sejam reduzidas imediatamente, disse o presidente dos Estados Unidos Donald Trump nesta segunda-feira, 21, repetindo suas críticas ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell.
“Com esses custos tendendo tão bem para baixo, exatamente o que eu previ que eles fariam, quase não pode haver inflação, mas pode haver uma DESACELERAÇÃO da economia, a menos que o Sr. Too Late, um grande perdedor, reduza as taxas de juros, AGORA”, disse Trump em um post no Truth Social.
+ Trump põe em xeque independência do Fed, banco central dos EUA
+ Desaceleração da economia pode ser risco maior que inflação nos EUA, diz membro do Fed
A abordagem de “esperar para ver” do Fed em relação às taxas de juros irritou Trump. Na sexta-feira, um assessor de Trump disse que o governo está estudando opções para demitir Powell, alimentando preocupações sobre a autonomia do banco central e abalando os investidores que lutam contra a intensificação da guerra comercial.
Às 12h44 (horário de Brasília), o Dow Jones caía 2,70%, para 38.084,97 pontos, o S&P 500 perdia 2,81%, para 5.134,43 pontos, e o Nasdaq Composite recuava 3,15%, para 15.773,78 pontos.
“Remover o chair do Fed cheira mal, sem nenhuma razão aparente a não ser o fato de o presidente querer assumir o controle… quando (o mercado) tem esses pontos de interrogação, ninguém quer investir”, disse Robert Pavlik, gerente sênior de portfólio da Dakota Wealth Management.
As preocupações com as tarifas também continuavam a assombrar os investidores depois que a China advertiu os países contra a realização de acordos com os EUA às custas de Pequim.
Todos os 11 índices setoriais do S&P 500 caíam no dia.