14/09/2022 - 20:09
Seja para apresentar uma proposta a um cliente, propor um novo projeto ou discutir novas diretrizes para a equipe, reuniões de trabalho requerem um comportamento ainda mais focado e proativo para que o colaborador se destaque na companhia.
Para isso, existem algumas práticas simples, que podem ser adotadas antes de uma reunião importante, capazes de influenciar diretamente no desempenho do funcionário. Conheça quatro dicas que podem ser incorporadas à sua rotina e fazer toda a diferença na hora de participar de uma reunião.
+ Como ter reconhecimento no emprego quando a chefia “esquece” de você
Coma bem
Truque: aposte em uma refeição equilibrada para que a fome não seja uma distração durante a reunião. A escolha dos alimentos também pode influenciar no seu desempenho, portanto, o ideal é evitar frituras, carne vermelha ou gordurosa – que além de difícil digestão, podem gerar sonolência e diminuir a capacidade de atenção e raciocínio.
A nutricionista Raquel Campos orienta o consumo de algo que a pessoa esteja acostumada a comer. “O nosso organismo tem um eixo, que a gente chama de intestino-cérebro e, em uma situação de ansiedade, o que comemos pode afetar isso”, afirma ela, que sugere evitar comer na rua.
Além de uma alimentação leve e nutritiva, a dica da nutricionista Fúlvia Zorzi da Plataforma Personal Virtual é incluir lanches com ingredientes como café, frutas vermelhas, açaí e cacau. Pela rápida absorção, esses alimentos podem ser consumidos de 30 a 40 minutos antes da reunião.
Efeito: “Essas são ótimas opções de ação rápida e podem ajudar no foco e na concentração, além de serem anti-inflamatórios, antioxidantes e protegerem e estimularem o nosso cérebro”, explica ela.
Outros alimentos com cafeína, nozes, cereais integrais e hortaliças de coloração verde-escura também são indicados por seus efeitos positivos para o cérebro. “Outra dica é consumir ômega 3, que atua em todos os sistemas do corpo, inclusive na parte cerebral, ajudando no bom funcionamento do cognitivo”, indica Campos, que alerta que o efeito não é agudo, ou seja, é preciso fazer a suplementação por, no mínimo, três meses para ter benefícios mais robustos.
Exercite-se
Truque: pratique alguma atividade física antes de começar uma reunião importante ou do expediente. Manter essa prática semanalmente vai te ajudar não apenas em uma reunião ou evento importante específico, como também melhorar seu desempenho diário.
Efeito: A atividade física pode estimular mecanismos como criatividade e atenção, além de ajudar a aumentar a produtividade. Pesquisadores da Brigham Young University, nos Estados Unidos, apontam que o exercício físico afeta diretamente o cérebro, e entre os benefícios estão a melhora da memória e diminuição do impacto de experiências estressantes.
Fazer algum tipo de exercício para atingir melhores resultados no trabalho é uma prática popular, adotada inclusive por grandes executivos, como Mark Zuckerberg (CEO do Facebook), Sergey Brin (cofundador do Google) e Elon Musk (CEO da Tesla e SpaceX) como estratégia para boas performances.
Não faça jejum
Truque: se não der para fazer uma alimentação reforçada em nutrientes que estimulem o cérebro e ativem a atenção, criatividade e memória, apenas concentre-se em comer uma fruta ou tomar um café, como orienta Campos. Ficar em jejum para uma reunião pode prejudicar – e muito – sua performance.
Efeito: “Estar em jejum pode acarretar na falta de energia e concentração, além de causar sonolência e déficit de atenção, tudo aquilo que queremos e devemos evitar numa reunião”, explica Zorzi.
Mesmo aqueles que adotam a dieta de jejum intermitente devem ficar atentos. “A ausência de nutrientes, a longo prazo, pode acarretar alterações importantes ao organismo”, aponta a coordenadora de nutrição clínica do HCor Lilian Sant’Anna. Entre os problemas, a especialista elenca atividade mental comprometida, dificuldade de concentração, ansiedade e irritação.
Estude e anote
Truque: outro ponto fundamental para se sair bem numa reunião é estudar o tema que será abordado e se preparar para possíveis questionamentos ou posicionamentos sobre a pauta.
Um jeito eficiente para facilitar a aprendizagem e estimular a memorização é escrever com as mãos os tópicos mais importantes e ter as anotações por perto na hora da reunião.
Efeito: um dos estudos que corrobora com a afirmação de que anotar à mão ajuda a ter um cérebro ativo foi realizado pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.
A pesquisa ainda revela que escrever com as mãos é melhor do que anotar em um teclado, pois o movimento complexo das mãos com a caneta e um papel traz vários benefícios e estímulos cerebrais, enquanto o movimento feito ao digitar é mais limitado.