O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) abriu nesta terça-feira, 4, as inscrições para um concurso público com 395 vagas para todas as regiões do Brasil – os salários chegam até R$ 13,9 mil. Os interessados podem se inscrever até o dia 18 de julho.

As vagas são divididas entre os cargos de analista judiciário, 126, e técnico judiciário, 269. Elas serão distribuídos entre TSE e TRE (Tribunais Regionais Eleitorais) de 26 estados, com exceção do Tocantins. O edital também prevê a formação de cadastro de reserva.

O concurso destina ainda 20% das oportunidades para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência e 3% para pessoas indígenas.

As provas serão aplicadas em 22 de setembro, com organização do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). Confira aqui o edital.

+ Cármen elege combate às fake news como prioridade no TSE: ‘Romper cativeiro digital’

Quem pode se inscrever

Qualquer pessoa com diploma de ensino superior pode se inscrever ao cargo de analista judiciário da área administrativa. Entre as atividades do analista, estão “pesquisar e selecionar legislações, jurisprudências e doutrinas relativas à sua área de atuação; planejar e gerenciar aquisições; gerenciar riscos nos processos e rotinas nos quais esteja envolvido; planejar e gerenciar orçamento”, diz o edital.

Há também cargos específicos para algumas áreas de formação, como contabilidade, arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, enfermagem, engenharia civil, elétrica e mecânica, estatística, medicina, psiquiatria, odontologia, psicologia, serviço social e tecnologia da informação. O salário inicial para todas as especialidades é de R$ 13.994,78 para 40 horas semanais.

Já os cargos de técnico judiciário podem ser para a área administrativa, agente da polícia judicial e programação de sistemas. Os salários e os requisitos variam de acordo com a vaga.